quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Scolari deixa o comando


Foto: Ale Cabral / Agência Estado

Felipão é demitido do Palmeiras.

Para a incompetente diretoria, a situação ficou insustentável após novo revés ontem contra o Vasco em São Januário. A equipe inaugurou o placar, mas tomou virada com belas atuações de Juninho Pernambucano e o atacante equatoriano Tenório. O placar de 3x1 manteve o Palmeiras na zona de rebaixamento, agora em penúltimo e distante 7 pontos do Flamengo (primeiro clube fora do Z-4 e com um jogo a menos).

Em reunião na tarde desta quinta-feira, a diretoria acertou a demissão do treinador que encerra sua segunda passagem pelo alviverde (1997-2000 e 2010-2012). Neste ciclo, Scolari colecionou tragédias como a eliminação na semi-final da Copa Sul-Americana pelo Goiás em 2010 e o sonoro 6x0 no Couto Pereira pela Copa do Brasil no ano passado. E, justamente neste último estádio pela mesma competição foi onde nosso comandante propiciou a maior alegria dos palmeirenses em tempos recentes: o título nacional em 2012.

Com as atenções voltadas à Copa do Brasil no primeiro semestre, Felipão deixou explícito que o Campeonato Brasileiro iniciaria somente após a partida final em Curitiba. No entanto, o aproveitamento da equipe seguiu baixo, mesmo após o título, deixando o clube em posição complicada na tabela. As possíveis explicações e indagações para o pífio rendimento do Palmeiras foi abordado no post anterior.

    Aproveitamento de Luis Felipe Scolari no comando do Palmeiras entre 2010-2012

Jogos
Vitórias
Empates
Derrotas
Aproveitamento
2010-2012
154
65
47
42
52,38%
2012
51
22
11
18
50,33%
2011
65
29
24
12
56,92%
2010
38
14
12
12
47,37%
BR-12
24
5
5
14
27,78%
BR-12 (após Copa BR)
16
4
3
9
31,25%

Após a conquista, foram 16 partidas pelo Brasileirão, sendo nove derrotas, três empates e somente quatro vitórias. Aproveitamento que deixou o alviverde na lama! Restando 14 rodadas para o final da competição, o time tem a dura missão de sair dessa situação. A começar pelo derby domingo! Ainda sem definição de quem irá dirigir a equipe, o Palmeiras deve vencer o SCCP para dar um mínimo de moral e esperança ao elenco para que o maldito ano de 2002 não se repita!

A diretoria trabalha desde já nos bastidores para anunciar o novo treinador da equipe. Porém, as notícias não soam como solução ao torcedor palestrino: o nome mais cotado é de Emérson Leão, atualmente no São Caetano. Apesar do presidente do clube do ABC dizer que não libera seu técnico, o ex-goleiro alviverde pode novamente pintar na Academia de Futebol. Outros nomes também foram cotados como Dorival Júnior (em péssimo fase no Flamengo) e Paulo Autuori (seleção do Qatar).

Resta agradecer novamente a Scolari pelo serviço prestado, principalmente, o título conquistado há pouco mais de dois meses com um elenco limitado! O treinador agora em liberdade torna-se uma sombra enorme para Mano Menezes na CBF.

O torcedor palmeirense, angustiado e sofrendo com o time no Campeonato Brasileiro, deve unir forças junto à equipe para que, em dezembro, possa respirar aliviado a permanência do Verdão na Série A e voltar todas suas atenções para a Libertadores 2013!

Obrigado Felipão!! Forza Palestra!

*Recomendação do blog Verdazzo!: mais um belo vídeo de Gabriel Santoro a respeito da gratidão palmeirense ao Xerife Scolari, clique aqui.

Paulo Lopes.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Giro no Palestra Itália – Campeonato Brasileiro


Foto: Cesar Greco/Fotoarena

Amigos do Diga, passada a ressaca do título da Copa do Brasil e as especulações do mercado de transferências, o Palmeiras sofre na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após 21 rodadas.

Há quatro partidas sem vencer (última vitória em 15/agosto, 1x0 contra o Flamengo), o Verdão está em situação complicada na tabela. Na 18ª posição e distante cinco pontos do 16ª, o Coritiba, o clube há de vencer Sport (casa) e Atlético Mineiro (fora) nas próximas rodadas e torcer contra o Coxa para deixar esta zona incômoda. Tarefa difícil para um elenco que não conseguiu colocar uma bola na rede no sábado contra o Grêmio com 10 jogadores!

O fantasma do rebaixamento vexatório de 2002 já ameaça os arredores do clube, pois desde a heroica conquista da Copa do Brasil, o aproveitamento é de 26,7%, bem inferior ao do time rebaixado dez anos atrás, que ganhou 36% dos pontos disputados. Neste sentido, quais as razões para o Palmeiras estar nesta situação há menos de dois meses de se tornar o maior campeão nacional?

Arbitragem
Reclamar de erros de arbitragens é um chororô sem fim para todos os clubes de futebol, sem exceção. A torcida compra muito este critério pela paixão que move este mundo da bola em eternas discussões pós-jogo onde seu escudo estará sempre em primeiro lugar! (segue uma dica de leitura sobre o assunto).

Contudo, observa-se que o Verdão vem sendo constantemente roubado prejudicado por árbitros e bandeirinhas. E não é de hoje que este fato vem ocorrendo com o nosso alviverde. Neste sentido, uma ferramenta muito bem elaborada e disponível na internet desde o ano passado, o Placar Real, divulga todos os erros de arbitragem, corrigindo e gerando a real tabela do Campeonato Brasileiro. Assim, fica evidente que a Sociedade Esportiva Palmeiras foi a terceira agremiação mais prejudicada no Brasileirão 2011 e vem sendo o quarto clube com mais erros de arbitragem na campanha atual.

Logo, o time não estaria na zona de descenso caso a arbitragem fosse, no mínimo, neutra em nossas partidas. O tratamento do quadro de árbitros à equipe é sempre a favor do adversário, independente da grandeza do clube ou do peso da camisa. Como diria o grande blogueiro Conrado Cacace (Verdazzo!), o Palmeiras vem sendo tratado sempre como o Engenheiro Beltrão!

Lesões
O presidente Arnaldo Tirone revelou em entrevista o que está afetando o time no Brasileirão: para ele, é apenas uma “nuvem negra”. Eu acredito sim que podemos responsabilizar, em partes, esta bruxa solta no CT da Barra Funda, mas suas atitudes (ou falta de) durante o mandato responde a má fase em campo.

Digo bruxa solta já que as lesões vêm assombrando as sonecas de Felipão que dificilmente consegue repetir o time. A falta de sequência não favorece o estilo de jogo e o entrosamento com os companheiros, fato evidenciado na última partida ante o Grêmio. No DM estão: Valdivia, D. Carvalho, M. Assunção, Roman, Patrik, Fernandinho e Wesley.

Com isso, o time ficou sem nenhuma qualidade no meio campo, tendo que se virar com os fracos volantes João Vitor e Márcio Araujo. Nesta posição, Henrique segue demonstrando grande qualidade desde a Copa BR e João Denoni não vem tendo sequência de jogos com Scolari. Na armação das jogadas, Patrik não possui futebol para um clube como Palmeiras, Mazinho (deslocado) não cria jogadas com objetivo de gol e Valdivia fica no joga-e-mão-na-coxa costumeiro. Assim, coube ao polivalente Barcos atuar às vezes como pivô para que possamos gritar um mísero “Uhh!” durante os jogos.

Contratações
Em meio à escassez em algumas posições do elenco, a diretoria se mobilizou e foi atrás de reforços (sic). Depois de perder a disputa por Guilherme para o SCCP, o primeiro a desembarcar no Palestra foi o conhecido lateral-volante Correa. Após passagens apagadas por Flamengo e CAM, o jogador vem para suprir a saída de Cicinho e também melhorar a saída de bola. Além disso, pode ser aproveitado nas bolas paradas, caso esteja calibrado como em sua passagem entre 2003 e 2006.

Na semana passada, o desconhecido Tiago Real, destaque no Joinville pela Série B, viveu uma situação inusitada. Após jogar na terça-feira 28/08 pelo clube catarinense, o meia foi apresentado na sexta pelo Palmeiras e já entrou em campo como titular no sábado 01/09. O desespero e a falta de opções preocupam!

A última (e mais impactante) contratação foi do (ex-)lateral-esquerdo Leandro Bochecha. O reforço (sic), campeão paulista em 2008, está com 33 anos e estava prestes a se aposentar após deixar seu último clube, o América-RJ. (Está difícil torcedor alviverde!)

E, para fechar as notícias ruins que circulam na Academia de Futebol, o atacante Barcos não estará disponível para os próximos três jogos do alviverde no campeonato em função de sua convocação para a seleção argentina. Um presente merecido para o Pirata e um tormento enorme aos palestrinos!

Volto em breve para relatar as novidades da construção da Arena Palestra e também o decorrer da outra competição do Palmeiras neste semestre: a Copa Sul-Americana.

Paulo Lopes.

Blogroll

About

Blogger news