quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O futuro da nação... Corinthians 2011.


12 de janeiro de 2011:

Domingo, 16 de janeiro, no Pacaembu acontecera o primeiro jogo do Corinthians na temporada contra a Portuguesa, pelo Campeonato Paulista. O time esperado para esse confronto deve ser próximo do time ideal para esse ano, segundo alguns sites de noticias. O time escalado nos treinamentos por Tite é formado no 4-2-3-1, esquema que foi muito utilizado por Mano Menezes quando por lá esteve:

Julio Cesar, no gol;

Moacir, Chicão, Leandro Castán, Roberto Carlos;

Ralf e Jucilei;

Jorge Henrique, Bruno César, Dentinho;

Ronaldo.

A volta desse esquema tático me agrada bastante, já que boa parte do elenco esta acostumada com essa formação, e com ele jogadores como Jorge Henrique e Dentinho cumprem papel muito importante marcando os laterais adversários, assim como na presença ofensiva fazendo companhia à Ronaldo, que precisara muito de gente ao seu lado para tabelar e concluir as jogadas, já que o Fenômeno há muito tempo não é mais aquele jogador que dribla e segura dois ou três zagueiros sozinho para finalizar.

No ano que passou, esse esquema era mais difícil de ser utilizado, pois para isso seria preciso escolher a presença de apenas dois dos três ótimos e indispensáveis volantes que tínhamos no grupo: Ralf, Elias e Jucilei. Já que infelizmente Elias foi embora, hoje vejo como primeira opção, esse esquema como ótima alternativa.

Se por um lado o time titular pode ser considerado competitivo, o elenco do Corinthians já não se pode dizer o mesmo. No primeiro jogo da temporada Alessandro com catapora esta fora, e no lugar entra Moacir, que convenhamos não nos traz lembranças das mais agradáveis. Outra questão será que a qualquer suspeita de que Jorge Henrique ou Dentinho não possam jogar, a Fiel já pode se preocupar muito, pois não enxergo no grupo ninguém para uma substituição a altura.

E por fim voltando à formação tática do 4-2-3-1, e que considero o mais importante aspecto, é necessário que se tenha um atacante centralizado e de referencia na área, que no domingo e na formação “ideal” é o camisa 9 Ronaldo. E em relação a ele, que esta em sua ultima temporada e obviamente se encontra longe da forma física de um atleta de ponta, só tenho perguntas: Quantas partidas vai disputar? Ele pode ser nossa única alternativa para a posição?

Com tudo isso, e mais alguns reforços que vieram e que virão, mas que dificilmente mudarão esse panorama geral, vamos com tudo para essa nova temporada. E assim como muitos estarei nas arquibancadas do nosso Pacembu para observar e apoiar o Timão.

Felipe Xavier Pelin é corinthiano e gosta desse negócio chamado Futebol.

Seu Twitter é @felipexpelin

2 comentários:

  1. Leando Castan e Moacir, o leproso, é brincadeira!!! Sem exagero, sou muito mais botar o Wallace q veio do Vitoria e começar a acostumar o douglas no time de cima (moleque joga muito!)!
    Até o Vincent é melhor que o Castan!

    Mesmo assim nao tem para ninguem...Vai Corinthians!!!

    Nao aguento de ansiedade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Também acho o elenco fraco, precisamos de um lateral direito, um esquerdo, um volante, um meia e mais 2 atacantes. Até temos essas reposições no elenco, mas não estão a altura dos titulares.

    ResponderExcluir

Blogroll

About

Blogger news