domingo, 26 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - Futebol Paulista - Parte 2: São Paulo

Seguimos com a retrospectiva 2010, hoje o assunto é o São Paulo e para escrever sobre o ano do tricolor paulista, pedi ajuda ao meu amigo Tiago Trindade, que conseguiu resumir muito bem o que foi o ano do tricolor.  

Aprender com os erros do passado para acertar no futuro.
Por Tiago Trindade

Essa é lição que o São Paulo e, principalmente a sua diretoria precisam levar de 2010.  Assim como o período de vacas magras entre 1994 e 2004, o clube acabou apostando suas fichas em seu estádio, deixando o futebol um pouco de lado. Situações políticas à parte, o Morumbi não foi escolhido, e o time agora acumula 2 anos sem ganhar um título. O que em minha opinião não é nenhum desastre.

O ano começou com boas contratações, porém desorganizadas – muitos jogadores para a mesma função -  com exceção de Alex Silva, uma das melhores contratações dos últimos tempos, e que merece um contrato vitalício com o time, pela sua entrega e paixão pelo clube.

O Campeonato Paulista passou, e o time do aspirante a técnico Ricardo Gomes não dava liga, mas na Taça Libertadores, aos trancos e barrancos, faziamos uma boa campanha. Com a contratação de Fernandão,  o time enfim encontrou um padrão de jogo e eliminou o favorito Cruzeiro. As esperanças para o tão sonhado tetra da Libertadores voltaram. Após a parada da Copa do Mundo, um “apagão” nos dois jogos, entregou de mão beijada não só uma vaga na final da Libertadores como a vaga para o Mundial, para o bom time do Inter. Triste, mas erramos, e Libertadores, se errar amigo, pode voltar pra casa.

No segundo semestre, o time continuava perdido em campo, e os últimos lugares na tabela do Brasileirão perseguiam com justiça o time do outro aspirante a técnico, Sérgio Baresi.
Com a tardia demissão de Baresi, Paulo Cesar Carpegiani retomou ao comando técnico do time, 11 anos depois. O time melhorou e com os gols do oportunista Ricardo Oliveira e a boa fase de jogadores como Lucas, Jean, Alex Silva, Carlinhos Paraíba, o São Paulo conseguiu melhorar, chegando a disputar uma vaga na Libertadores, mas não conseguiu. Justo. Um campeonato como o Brasileiro só consegue sucesso quem se organiza e se planeja, não foi o caso do São Paulo este ano.

Agora, depois de 7 anos fora, temos a Copa do Brasil pela frente, um campeonato importante sim, afinal me lembro de uma das minhas piores derrotas foi para o Cruzeiro na final de 2000, no Mineirão, gol do Giovani no último minuto.

2011 é um ano de renovação dentro de campo e fora dele também, em abril temos eleições e a não reeleição de Juvenal Juvêncio, é um importante passo, já que se eleito, Juvenal estaria mudando o estatuto do clube que não prevê mandatos seguidos para o mesmo presidente.

Enfim, temos que levar duas lições para 2011:
Primeira: o São Paulo não é time para treinar treinador.
Segunda: torcida e diretoria, precisam  ter calma e principalmente orgulho do time. Demoramos 75 anos para ganhar 3 Libertadores, como vamos ganhar mais 3 em 5 anos? Além disso, nem só de Libertadores vive um clube, o melhor time do mundo na atualidade, também foi eliminado da principal competição da Europa e nada foi mudado,  é só ver o que é o time do Barcelona hoje.

Que venha 2011, é hora de ir atrás do único titulo que falta e disputar os outros com a grandeza que sempre tivemos.

Jogamos para vencer, se perder que perca lutando!

Vamo São Paulo.
Tiago Trindade é São Paulino e nas horas vagas é publicitário e músico.
Seu twitter @ttrindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news