sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Figueirense 1x3 Santos: Finalmente temos um time...

Foto: Cristiano Andujar/Lancepress

Amigos do Diga, na noite chuvosa de Floripa nessa quinta o Santos foi até o Orlando Scarpelli enfrentar o Figueirense. Depois de um esforço tremendo, com direito a jatinho fretado pelos patrocinadores, o Peixe conseguiu trazer Neymar de volta da seleção e a Jóia santista acabou sendo o grande nome do jogo, com um golaço e uma assistência.

O jogo: A partida começou bastante movimentada, com as duas equipes apostando na velocidade. O Figueira incomodava muito com o rápido Caio e o Santos respondia com Patito e seus belos passes. Mas logo aos 9 minutos a defesa do Santos vacilou e Caio recebeu bom passe, jogou pra correr e conseguiu chegar na frente de Juan(que tinha saído bem na frente do atacante) que cometeu falta e foi expulso. Sem muita alternativa, Muricy sacrificou Patito para a entrada de Gerson Magrão.Eu particularmente teria deixado o Patito e tirado um dos volantes, provavelmente o Arouca, e deixava o Ganso como segundo volante.
Enfim, essa expulsão precoce de Juan impediu o torcedor santista de rever um quadrado mágico no ataque, semelhante ao de 2010, mas com Patito no lugar do Robinho. Ainda no primeiro tempo, o volante Tulio foi expulso, deixando as duas equipes com 10 jogadores.
No segundo tempo, o Figueira abriu o placar logo aos 2 minutos, em falha grotesca de Gerson Magrão que ficou olhando a bola e não percebeu Fernandes sozinha em suas costas. O meia recebeu passe de Aloisio e cabeceou com tranquilidade para abrir o placar. Mas 3 minutos depois, Neymar apareceu. A Jóia recebeu a bola na intermediária, driblou dois jogadores e bateu com perfeição da meia-lua pra marcar um golaço. Depois Bruno Peres fez mais uma linda jogada, enfileirando os zagueiros e batendo na saída do goleiro pra marcar outro golaço e virar o jogo. No final, com os jogadores do Figueira já abatidos, o Santos ainda marcou mais um quando Miralles fez ótimo passe pra Neymar que cara a cara com o goleiro preferiu dar o gol para Ganso, que praticamente entrou com bola e tudo.

O jogo de hoje serviu pra dar um ânimo pra torcida santista. Finalmente possuímos um bom elenco, com peças de reposição e muitas opções no ataque. André estreou mal, mas acredito que tenha sido o longo período afastado dos campos devido aos seus problemas de contrato, com um pouco de entrosamento e ritmo de jogo deve voltar a render. Miralles confirmou o que eu já desconfiava: não estava rendendo porque não tinha parceiros que o ajudassem, hoje entrou bem de novo, se movimentou muito e deu bons passes, vai ser um forte concorrente para André. Patito Rodrigues também me deixa bastante animado, é um jogador rápido e de bom passe, vai ajudar muito se Muricy o escalar na antiga função do Elano, como um homem para desafogar Ganso e Neymar. A dupla aliás dispensa qualquer comentário, em boa forma são capazes de decidir qualquer partida.

Defensivamente ainda temos muitos problemas, o principal deles na lateral esquerda. Leo continua sendo a raça em pessoa, mas o físico já não lhe permite combater com a mesma disposição. Juan cada vez mais se mostra um belo ala, mas um lateral de mediano para ruim, pois é muito lento e por isso faz muitas faltas na marcação. Gerson Magrão é péssimo, retiro o que disse quando afirmei que ele poderia ser útil por ter alguma técnica. Hoje ele entrou mal, falhou no gol e se posicionou muito pouco na lateral, atuando como um terceiro volante e mostrando com isso uma grande dificuldade de se adaptar ao esquema tático(e ainda protagonizou uma cena patética ao cair sozinho fora do lance).

A zaga precisa de um líder com a contusão de Dracena, deveria ser Durval, mas este já não demonstra a mesma qualidade de outrora, falhando muito e inspirando pouca confiança. Bruno Rodrigo é um bom zagueiro, mas não serve para ser o principal nome do setor. David Braz tem bastante vigor físico, mas peca muito no posicionamento, hoje o Figueirense fez o que quis com lançamentos em suas costas.

Rafael voltou muito mal, parecia sem a confiança necessária para voltar e falhou muito em lances fáceis. Quase no final do jogo fez um ótima defesa e espero que isso tenha tirado a sua insegurança, pois é um grande goleiro. Na lateral direita Bruno Peres surpreendeu e assumiu a posição com qualidade. Não tem comprometido na defesa e aparece bem no apoio ao ataque, precisamos apenas de um reserva.

Diante de toda situação exposta acima, Muricy possui uma dúvida cruel: quando Henrique se recuperar, ele deve voltar à formação com 3 volantes e sacrificar Patito no meio, dependendo exclusivamente de lampejos de Ganso ou ele mantém o argentino no time, manda o Adriano para o banco e compromete seu setor defensivo? Conhecendo Muricy, o argentino deve ir pro banco, o que eu acho errado.

Na minha opinião, o Santos deveria adotar uma formação com 3 zagueiros, com Durval pela esquerda Bruno Rodrigo de líbero e David Braz pela direita. Na esquerda Juricy teria a opção de jogar com Juan, Leo ou Patito. No meio poderíamos revezar os dois volantes com as opções do Arouca, Adriano, Henrique e Leandrinho. No ataque teríamos Neymar, André, Victor Andrade, Miralles e eventualmente também o Patito. Com isso o time ficaria mais consistente e com diversas opções no banco para mudar a partida.

Agora é esperar o clássico do fim de semana contra o Corinthians pra ver como Muricy vai definir a equipe, mas eu aposto na seguinte formação daqui pra frente: Rafael, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Druval, Leo, Adriano, Henrique(Patito),  Arouca, Ganso, Neymar e André(Miralles).

Carlos Constancio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news