Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press
Amigos do Diga, na noite dessa quinta-feira o Peixe recebeu o Guaratinguetá pelo Paulistão 2012. Com um dia a mais de recuperação e com partida pela Libertadores marcada apenas para o meio da semana que vem, Muricy escalou o time titular do Santos para essa partida. Neymar foi homenageado, recebeu uma placa das mãos do ex-narrador Osmar Santos pelos dois gols contra o Internacional na Libertadores, e também foi o grande destaque da partida com 3 gols(2 de pênalti).
O que se viu em campo foi um time desfilando seu futebol e outro completamente perdido em campo. Abusando dos passes precisos e dos dribles desconcertantes de Neymar, o Santos abriu facilmente 4x0 ainda no primeiro tempo, com direito a uma pintura de gol: o Peixe tocou a bola como quis dentro da área e Ibson deu um toque primoroso de calcanhar para Juan marcar 2x0 para o Santos.
Apesar da fragilidade do adversário, que ocupa a zona de rebaixamento do Paulista desde as rodadas iniciais, o que pôde ser observado hoje é que o time do Santos está entrosado e ficando cada vez mais forte para a sequência da temporada. Assim como no ano passado, se o time ganhar a Libertadores o foco será voltado totalmente para o Mundial e passamos a atuar como coadjuvantes de luxo no Brasileirão, mas caso o time não vença a competição sulamericana, entraremos forte na busca pelo campeonato brasileiro com um time muito compacto na defesa com a proteção dos volantes Arouca, Henrique e Adriano e ao mesmo tempo muito forte no ataque com a volta do bom futebol de PH Ganso e a estrela de Neymar e Borges mais à frente. Sem esquecer o elemento surpresa proporcionado por Ibson, Elano e o próprio Arouca quando vem de trás.
Como santista, estou muito feliz com o trabalho executado por Muricy considerando todos os fatos, desde a pré-temporada até o esquema tático do time e configuração do banco de reservas. Novamente temos um time bastante competitivo e que conta com o talento de Neymar para desequilibrar uma partida difícil. Como brasileiro, meu desejo é que Muricy assuma a seleção antes do final desse ano, para poder escolher com calma seu plantel e dar um padrão de jogo antes da Copa de 2014. Já estamos um pouco em cima da hora, mas a saída de Ricardo Teixeira e a declaração do Andrés dizendo que nem ele aprova o trabalho de Mano, me dão esperanças de que tenhamos um técnico altamente capacitado no comando da seleção na Copa de 2014.
Carlos "Mickey" Constancio