quinta-feira, 21 de junho de 2012

Corinthians 1x1 Santos: Na Libertadores quem cochila é eliminado...

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra



Amigos do Diga, nessa quarta chuvosa em São Paulo, Santos e Corinthians foram a campo no Pacaembu no jogo mais aguardado do ano. O Corinthians tinha a vantagem do empate depois de ter vencido o Peixe na Vila Belmiro por 1x0. Ao Santos restava a vitória por 1x0 pra levar pros pênaltis e qualquer outra vitória pra ficar com a vaga.

Foi um jogo truncado, com o Corinthians totalmente retrancado no primeiro tempo e mostrando porquê sua defesa tomou somente 2 gols até a noite dessa quarta. O Santos tinha a posse de bola, mas era muito lento na hora de atacar e ficava difícil bater de frente com 11 jogadores atrás da linha do meio-campo sem velocidade.

Num momento misto de sorte e oportunismo, o Peixe conseguiu fazer o gol que poderia mudar a história do confronto. A bola foi alçada na direita, Alan Kardec ganhou de Ralf de forma legal, não houve a falta reclamada pelo corinthiano, e sobrou para Neymar que conduziu, devolveu pra Kardec e foi para a área. Alan cruzou a bola para Borges que tocou de leve mandando na trave oposta de Cássio. Neymar não desistiu do lance e estava lá para empurrar a bola para a rede. O Corinthians até esboçou uma pressão mas os times desceram para o vestiário com o placar de 1x0 pro Santos.

Na volta do intervalo era só o Santos manter o jogo de toque do primeiro tempo e esperar uma brecha para marcar o 2º gol que deixaria o time adversário em pânico por ter que fazer 2 gols. Mas o time fez justamente o contrário. Entrou desatento em campo e com apenas 2 minutos tomou o gol de empate. Em lance de bola parada(que foi bem frequente na arbitragem do senhor Vuaden), Alex levantou a bola na área e Danilo apareceu nas costas de Durval para dominar a bola e marcar o gol à la Thierry Henry na copa de 2006. Mas ao contrário de Roberto Carlos, Juan nem se deu ao trabalho de estar na área ajeitando as meias, ele estava em algum ponto X do campo.

Mesmo com a vantagem recuperada, o Corinthians parece ter assimilado o erro do primeiro tempo e não voltou a se retrancar. Manteve uma marcação na saída de bola e contou com o esforço e vontade dos seus jogadores para manter a pressão sobre o Santos. O Peixe infelizmente não teve a mesma atitude e voltou a demonstrar lentidão na saída de bola e nos passes. Muricy até tentou dar um gás a mais no time colocando Elano no lugar de Adriano e Leo na vaga do péssimo Juan. Mas o time não respondeu, Ganso esteve apagadíssimo(muito provavelmente com medo de agravar sua contusão às vésperas das Olimpíadas) e com isso a bola nem sequer chegou ao Neymar.

A verdade é que o time do Corinthians foi muito superior ao do Santos no que diz respeito à vontade de conquistar a vaga, a aplicação tática e a atenção no jogo. Um vacilo do Santos na bola parada e perdemos a chance da classificação. E ficou bem claro a falta de empenho quando você vê o time sair de campo e nenhum jogador estava chorando.O que ilustra bem isso é a frase de Neymar após o jogo:“Faltou um golzinho. O resto, está tranquilo”. Desculpa o palavreado, mas tranquilo porra nenhuma!!! O que aconteceria se fosse o contrário?Se o Corinthians tivesse mais uma vez perdido a chance de ganhar sua primeira Libertadores?Os jogadores estariam desolados, pedindo desculpa pra torcida, empenhados em conquistar a vaga pro ano que vem.

Esse descaso santista só me confirma o que havia dito no post anterior: a Libertadores virou um campeonato comum para esse elenco. Isso é péssimo, porque o time não entra com a mesma gana de vencer, não entra com a vontade necessária. Eu acredito que o grupo vai entrar muito mais motivado no Brasileirão, que é um título que eles ainda não ganharam, e principalmente na Olimpíada para Neymar, Ganso e Rafael. Esse é o problema de se ter um time jovem, muitas vezes eles não conseguem assimilar que o desejo de toda uma torcida dever ser muito mais importante do que o seu próprio desejo.

Algumas lições pra tomar do jogo de hoje:
- Juan não pode ser titular, voltou a ser o jogador medíocre do São Paulo, que pouco apóia e é péssimo defensivamente
-Durval já expirou o prazo de validade, até mesmo na jogada que era o seu forte, que era a bola cruzada na área, ele está falhando. Um zagueiro que vai mal na bola aérea e não sabe sair jogando não tem utilidade alguma.
-Elano também não está merecendo uma vaga no time titular e levando em conta o seu salário de R$500 mil, é melhor tentar negociá-lo e contratar um jogador de melhor custo-benefício.
-Ficou bem claro que o Santos não possui opções no banco para mudar a história de um jogo. Temos um bom time titular, mas o que fazer quando ele não está funcionando? Felipe Anderson é bom, mas ainda não vingou. Rentería é péssimo, jogaria na 2ª divisão. Elano em péssima fase eterna e Dimba ainda não está maduro o suficiente. Precisamos de peças para o banco urgente, principalmente tendo em vista que perderemos Ganso e Neymar durante as Olimpíadas.

Enfim, da forma como está eu acho difícil o Santos conseguir uma vaga na Libertadores no Brasileiro, pois não tem opções suficientes no banco. Precisamos de pelo menos 2 ou 3 peças pra "segurar a bronca" na ausência de Ganso e Neymar.

Quanto à Libertadores, eu acho que o Corinthians é favorito ao título, mas não podemos nunca esquecer que do outro lado pode estar o Boca. Que é o maior vencedor do torneio, joga muito bem em casa, não tem medo de jogar fora(pelo contrário, tem muitas vitórias fora) e ainda tem Román Riquelme, um dos melhores jogadores da história do futebol e que definitivamente adora aparecer em momentos importantes.

2 fatos engraçados que mercem destaque:

- Foi a primeira vez que vimos um gandula simular uma falta e depois uma contusão para parar o jogo.

- Foi a primeira vez que vi um bandeirinha diminuir o tempo de acréscimo do árbitro e depois ainda fazer uma meia-lua para evitar que os jogadores de um time atrapalhem uma cobrança de falta. O senhor Altemir Hausmann se comportou muito bem durante o jogo, não influenciou no resultado(tanto que não deu uma falta realmente inexistente de Kardec no lance do gol santista), mas nos últimos 10 ou 5 minutos de jogo deixou extravazar um sentimento corinthiano impróprio para alguém na sua posição(assistente Fifa de Copa do Mundo). Eu acho que a comissão de arbitragem deve analisar com muito cuidado as imagens desse jogo.

Carlos Constancio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news