terça-feira, 12 de junho de 2012
Euro 2012: Contra-Ataque x Posse de Bola
Amigos do Diga, nessa segunda-feira foi encerrada a primeira rodada da fase de grupos da Eurocopa 2012. Tivemos bons jogos, poucas zebras e um grande duelo tático.
Enquanto algumas seleções apostam na estratégia executada com perfeição pelo Chelsea contra o Barça de defender-se com eficiência e partir em contra-ataques muito rápidos, outros procuraram imitar justamente o estilo de jogo do time espanhol, com posse de bola e muita paciência para abrir buracos na defesa adversária.
De forma geral, quem optou pelo contra-ataque se deu melhor, caso da Grécia que arrancou um empate(e poderia até ter vencido se não fosse um pênalti perdido) da Polônia, a Dinamarca que foi a responsável pela maior zebra da rodada quando venceu a Holanda por 1x0 e a Itália que conseguiu um empate diante da favoritíssima Espanha.
Mas na minha opinião, isso só ocorreu pela falta de intimidade ainda de algumas equipes com o esquema de posse de bola. Sem o entrosamento e treinamento do Barça, algumas seleções como a Alemanha, que sofreu para ganhar da irregular seleção portuguesa, pareciam tentar imitar o barça mas com menos objetividade, ficando mais parecidas com uma seleção treinada pelo Parreira, que toca a bola bastante mas não chega a lugar algum.
Destoando das outras equipes, apareceu a boa seleção da Rússia, que assim como em 2008 encantou os torcedores com um futebol de contra-ataque rápido, mas sem ser defensiva. Os bons meias Arshavin e Dzagoev e mais o atacante Shirokov confundiram completamente a defesa tcheca com uma movimentação rápidas e impressionante troca de posições.Os russos devem ficar em primeiro lugar em seu grupo, cruzando possivelmente com Holanda ou Portugal, num jogo que promete muito já nas quartas de final.
Como disse acima, a Holanda foi a grande decepção da primeira rodada ao perder para a fraca Dinamarca. Os holandeses não jogaram tão mal, criaram inúmeras oportunidades de gol, mas foram terríveis na finalização, com destaque para Van Persie que nem de longe lembrou o artilheiro matador da Premier League desse ano. Robben também foi muito mal, somente Sneijder fez uma boa partida, dando boas chances para seus companheiros.
Espanha e Itália fizeram um dos melhores duelos dessa rodada, com show dos goleiros Buffon e Casillas e também do veterano Pirlo, que deu assistência impecável para Di Natale marcar o gol italiano(Fábregas empatou para os espanhóis). Em compensação Balotelli e Fernando Torres foram responsáveis pelos micos da rodada, ao perderem gols feitos. O empate não tirou o favoritismo da Espanha, mas colocou a Azurra entre os candidatos ao título.
Entre os grandes tivemos também um duelo morno entre França e Inglaterra que acabou empatado em 1x1. Eu apostava muito nessa seleção francesa, que é muito boa do meio pra frente com Ribery, Nasri, Malouda e Benzema e também não decepciona na defesa com Lloris, Mexes e Evra, mas nada disso foi suficiente para transpor a barreira inglesa que abriu o placar depois do escanteio com Lescot. Nasri empatou em chute de fora da área. Ainda acho que os franceses vão longe esse ano e os ingleses têm que tomar cuidado para não ficarem na primeira fase.
Também gostaria de destacar alguns jogadores interessantes que pude observar nos jogos, como o zagueiro alemão Hummels(bom na defesa e sabe sair jogando muito bem), os já citados russos Arshavin e Dzagoev, o polonês Lewandowski astro do campeão alemão Borussia, o dinamarquês Krohn-Dehli e o bom meia croata Modric. São jogadores que ainda vão dar o que falar nessa Euro.
Por fim, uma menção honrosa aos heróis da primeira rodada: o goleiro Titon da Polônia, que entrou no lugar do titular Scezny(que foi expulso ao cometer um pênalti) e em seu primeiro lance defendeu o pênalti de Karagounis, assegurando o empate para os poloneses. E também o veterano Shevchenko que marcou duas vezes na vitória da Ucrânia sobre a Suécia e mostrou para Ibrahimovic como um ídolo pode fazer a alegria da torcida de seu país.
Carlos Constancio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário