quarta-feira, 18 de maio de 2011

Corinthians: Análise do Atual Elenco



Análise de Elenco: Sport Club Corinthians Paulista

Total de Jogadores: 29
Resultado: Elenco Médio
Classificação dos jogadores:
Sem Avaliação: 8 – 28%
Péssimo: 3 – 10%
Fraco: 3 – 10%
Médio: 6 – 21%
Bom: 3 – 10%
Ótimo: 6 – 21%

Análise: O elenco do Corinthians é fraco, possui apenas 52% de jogadores classificados entre Médio/Bom/Ótimo, sendo que entre os “ótimos” estão Alex e Adriano que ainda não jogaram. Com essa configuração de elenco, não dá para disputar um campeonato longo e difícil como o Brasileirão. O time precisa se reforçar logo para não perder muitos pontos na primeira parte do campeonato. As posições mais carentes são: goleiro, laterais e meio-campo. Além disso, a equipe precisa de um técnico competente e vencedor, porque Tite não tem capacidade e ainda não está preparado para comandar grandes equipes.

Goleiros: O time precisa de um goleiro bom e que transmita confiança.

1.    Júlio César: quando começou parecia melhor que Felipe. Engano falhou feio em duas decisões: Goiás (último jogo do Brasileiro) e Santos (final do Paulista). Avaliação: Médio

2.    Danilo Fernandes: não conheço. Sem Avaliação.

3.    Gauther: não conheço. Sem Avaliação.

4.    Rafael Santos: quando entrou não passou confiança. Falhou feio contra os bambis, num 4 x 3 no Pacaembú. Avaliação: Fraco


Laterais: O time precisa de um lateral-direito para reserva e dois laterais esquerdos.

1.    Alessandro: caiu de rendimento no Brasileirão 2010, mas esse ano voltou bem, apoiando melhor que ano passado, na marcação continua médio. Avaliação: Bom.

2.    Fábio Santos: fraco no ataque e mais fraco ainda na marcação. Enganou a torcida quando marcou dois gols contra o Santos. Lembra muito outro enganador: Gustavo Nery. Avaliação: Fraco.

3.    Moacir: um dos piores laterais que já passaram pelo clube. Falhou na Libertadores e na reta final do Brasileirão. Avaliação: Péssimo.

Zagueiros: O time precisa de pelo menos mais um zagueiro, de preferência, experiente e vencedor.

1.    André Vinícius: promessa da Base, campeão da Copinha em 2009. Sem Avaliação.

2.    Chicão: o melhor zagueiro do time e um dos melhores do Brasil. Caiu um pouco de rendimento no Brasileirão, mas começou bem a temporada 2011. Avaliação: Ótimo.

3.    Leandro Castán: terminou muito mal o Brasileirão, esse ano começou mostrando mais confiança, mas continua alternando entre boas e más atuações. Avaliação: Médio.

4.    Paulo André: depois de longo período contundido, voltou bem ao time e deve virar titular no Brasileirão, por ser melhor que Castán. Avaliação: Médio.

5.    Wallace: quando entrou não comprometeu. Pode virar um bom reserva. Avaliação: Médio.


Volantes: O time precisa de pelo menos mais um volante de marcação e um ou dois volantes que vão mais para o ataque, como faziam Elias e depois Jucilei.

1.    Moradei: é melhor que muito jogador do elenco, mas está abaixo da média, deve ter um bom empresário. Quando entra faz o arroz com feijão. Avaliação: Fraco.

2.    Nenê Bonilha: não tenho certeza, mas acho que jogou alguns minutos contra o Santo André. Veio do Paulista Jundiaí. Pelo clube do interior não lembro de nenhuma atuação. Jogador de “empresário-parceiro”. Sem Avaliação.

3.    Paulinho: muito irregular desde a saída de Elias e Jucilei, talvez se tivesse um outro técnico jogaria mais, acho que falta direcionamento. Nas últimas partidas atuou mais na marcação, chegando pouco ao ataque. Função que executava com Mano. Avaliação: Bom.

4.    Ralf: o melhor do meio-campo e um dos melhores volantes do Brasil. Raça e segurança em todos os jogos. Avaliação: Ótimo.


Meias: O time precisa de pelo menos mais um meia, para jogar com Alex.

1.    Alex: uma das esperanças do clube para a temporada, não será o salvador da pátria, mesmo quando jogava no Inter, não foi jogador de carregar o time sozinho. Chega com a responsabilidade de ser o armador do time, posição que o time não tem desde a saída do contestado e bom Douglas, que faz boa temporada no Grêmio. Avaliação: Ótimo.

2.    Bruno César: partiu. Sem Avaliação.

3.    Danilo: Com Mano Menezes ainda fez algumas boas partidas, já com Tite tem sido o velho Danilão, sem vontade e sem raça. Não serve nem pra reserva. Difícil negociação com outro clube. Avaliação: Péssimo.

4.    Morais: Começou a temporada fazendo boas partidas, mas nunca me enganou. Morais não serve, e não tem condições de vestir o manto num campeonato longo como o Brasileirão, é fraco fisicamente e não mostra confiança na hora do vamos ver. Avaliação: Médio.

5.    Ramírez: Começou “cagando” contra o Tolima, na fatídica eliminação no começo do ano. Depois mostrou personalidade, fazendo partidas médias. Tem tudo para ser um bom reserva. Avaliação: Médio.


Atacantes: o time precisa de um segundo-atacante de peso para jogar com Liédson/Adriano. Willian continuaria na reserva.

1.    Adriano: deve fazer dupla com Liédson. Esperança de gols e força no ataque. Volta ainda está longe. Avaliação: Ótimo.

2.    Dentinho: partiu. Sem Avaliação.

3.    Edno: quando entrou jogou muito mal, fez gol contra o Santo André, mas não valia a partida não valia nada. Teve muitas oportunidades com Tite, mas mostrou mais uma vez que não serve nem para compor o elenco. Avaliação: Péssimo.

4.    Elias: jogador da base destacou-se na Copinha 2011. Ainda não teve chance com Tite. Sem Avaliação.

5.    Jorge Henrique: um dos melhores e mais regulares jogadores do elenco. Após contusão, caiu de rendimento, mas parece estar recuperando a forma física e o ritmo de jogo. Tite alterou sua posição, fazendo-o jogar mais centralizado e voltando para marcar pelo meio. Com Mano, jogava aberto e marcava a subida do lateral. Avaliação: Ótimo.

6.    Liédson: chegou marcou 11 gols e foi artilheiro do Paulistão. A torcida espera que o meia Alex seja o garçom do camisa 9. Avaliação: Ótimo

7.    Taubaté: jogador da base destacou-se na Copinha 2010. Ainda não teve chances. Sem Avaliação.

8.    Willian: quando entrou jogou bem, marcou gols importantes e devido à saída de Dentinho deve começar o Brasileirão como titular. Avaliação: Bom


Técnico: O time precisa de um técnico urgente. O mercado não possui muitas opções, mas a diretoria tem que ir atrás de técnicos vencedores e que saibam comandar grandes clubes, trabalhando sobre pressão.

1.    Tite: Em sua primeira passagem pelo clube em 2004, Tite tirou o time da parte debaixo da tabela e quase conseguiu a classificação para a Libertadores, na ocasião o time terminou o campeonato em 5º lugar.
Já em sua segunda passagem, o treinador assumiu o time após a saída conturbada de Adílson, que deixou o time em situação delicada no campeonato e iniciou uma reação junto com a volta de Ronaldo. Mesmo com a volta de jogadores importantes, deixou escapar o título ao empatar com o Vitória na Bahia. Nesta partida, o time dependia de vitória simples para continuar na liderança, mas após um jogo apático e com o treinador sem criatividade o time apenas empatou, e “perdeu” o título, já que o Fluminense enfrentaria o Guarani (já rebaixado) na última rodada.
Pior que isso, foi empatar com o time B do Goiás na última rodada (falha de Julio César) e deixar escapar a classificação direta à fase de grupos da Libertadores. O time terminou em 3º lugar, e com isso teve que jogar a pré-Libertadores. Em dois jogos contra o até então desconhecido Tolima, o time foi eliminado precocemente, após empatar 0 x 0 no Pacaembú e perder por 2 x 0 na Colômbia.

Após a eliminação o time concentrou-se no Campeonato Paulista e fez boa campanha, terminando a fase de classificação em 3º lugar. No mata-mata, eliminou o Oeste jogando bem e o Palmeiras jogando muito mal. Na final perdeu para o Santos, jogando bem no 1º jogo , 0 x 0 no Pacaembú e muito mal no 2º, 2 x 1 para o Santos.

Tite é um técnico médio que não serve para conduzir um elenco bom/médio como o atual Corinthians.
Sempre faz as mesmas substituições e não tem capacidade para alterar a forma da equipe jogar.
Ousadia não existe em seu dicionário. Na final contra o Santos, por exemplo, poderia arriscar Bruno César e Morais juntos, mas seria demais para o medroso e limitado Tite.
Não entrou com Willian nos dois jogos contra o Santos, quando todos viam que Dentinho não estava bem.
Tite está longe de sequer figurar entre os cinco melhores técnicos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news