quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tem gente que almeja tão pouco...


Caros amigos, não existem palavras para descrever a minha revolta. Estou impressionado com o que acabei de ver na estréia do Santos na Libertadores contra o medíocre Deportivo Táchira. E para evitar falar muita besteira, vou preferir usar a ironia, simulando um diálogo entre eu e Adilson Batista durante a partida:

Carlos: Ae, Adilson, estréia tranquila contra o Táchira hein? Time limitado, de um país sem tradição no futebol. Dizem que eles são ruins na saída de bola, então o Santos sai na vantagem com Diogo, Neymar, Zé Eduardo e Elano, todos jogadores rápidos pressionando a saída né?
Adilson: Que isso? Libertadores tem que respeitar o adversário, vou entrar com 3 volantes!

Carlos: Mas em TODOS os jogos no ano você usou o 4-4-2, com dois meias, vai mudar para o 4-3-1-2 no jogo mais importante até aqui??!!! Enfim, tudo bem, estréia, o time pode entrar nervoso mesmo. Então sai jogando com Arouca, Possebom e Adriano no meio e Zé e Neymar na frente?
Adilson: Não, no lugar do Adriano vou colocar o Danilo e na frente joga Diogo no lugar do Zé.

Carlos: Mas o Danilo não ficou 2 meses no Sul-Americano jogando de lateral? E o Diogo foi muito mal como atacante, mas jogou muito bem na última partida como MEIA!!! Deixa eu ver se entendi bem: você vai deixar 3 atacantes no banco, TODOS com pelo menos 3 gols na temporada, e vai jogar com um atacante que ainda não marcou, certo? E vai pegar o titular da lateral direita sub-20 e colocar pra jogar de volante?É....acho que eu não entendo nada de futebol mesmo...

Após 45 minutos sofríveis em que o Táchira não fez nada e o Santos teve apenas duas chances( uma delas foi um gol muito mal-anulado pelo bandeirinha desesperado) o Peixe volta ao gramado para o 2º tempo, pasmem, com A MESMA FORMAÇÃO!!!O Táchira percebendo que o Santos não assustava ninguém vai pra cima e começa a pressionar o Santos. Depois de 20 minutos de sofrimento o Adilson resolve fazer alguma coisa:

Adilson: Vou pôr o Zé Eduardo!
Carlos: Porra, finalmente, não aguentava mais essa falta de ataque!Agora a gente pressiona no campo deles, vai ser fácil com Elano, Neymar, Zé e Diogo, ataque muito rápido! Quem sai? Danilo ou Pará?
O quê? Sai o Diogo?Mas aí não muda nada!!!

Mais alguns minutos dando só Deportivo Táchira, que só não fez gol porque o time é realmente fraquíssimo de finalização, Adilson mexe de novo no time:

Adilson: Vou tirar o Pará!
Carlos: Isso, vamos com tudo nos últimos 20 minutos pra sair com os 3 pontos, agora é tudo ou nada, coloca o Maikon Leite aí!!!.....Não acredito!!!Adriano???Um volante por outro???
Adilson: Empate fora de casa na Libertadores é bom!!!
Carlos: Mas não quando você joga com o pior time da chave!!!

Como era de se esperar, a alteração não faz diferença nenhuma. Faltando 15 minutos para o fim, o time venezuelano já demonstra cansaço e não oferece pergio nenhum. O Santos também não, já que as únicas peças que poderiam conduzir a bola até o ataque(Arouca e Elano) já estão completamente esgotadas de tanto correr. E Adilson faz a última substituição:

Carlos: Vai sair o Leo?Hum, deixa eu pensar, você trocou um atacante por outro, trocou um volante por outro...Vai entrar o Alexsandro?
Adilson: Na mosca!
Carlos: Nossa, Adilson, mas você é tão imprevisível, né??6 por meia-dúzia deve ser seu lema!!!

E assim o jogo terminou num 0x0 de péssima qualidade, me lembrando um clássico que assisti na Copa 2010: Nova Zelândia x Eslováquia, mas pelo menos lá foi 1x1. Enfim, acho que já ficou claro que para mim a culpa dessa péssima estréia do Santos é 90% do Adilson né? Como pode armar o time com 3 volantes? Deixar 3 atacantes(que somados têm 13 gols) e mais 2 meias no banco?E o pior, vendo que o time adversário era fraco, cotinuar abdicando do ataque! Que saudade do Dorival viu...

Bom, os outros 10% pode-se atribuir ao jogo ruim dos jogadores chave:

Elano esteve apagadíssimo, talvez por sentir falta de alguém para ajudá-lo no meio, para que ele pudesse ser o elemento-supresa vindo de trás. Sem esse jogador, foi um mero lançador do campo de defesa para o ataque.

Neymar parecia outro jogador, não tentou muitos dribles, errou muitos passes e quase não chutou em gol. Hoje que precisávamos que ele fosse fominha, devido à má atuação do tim, ele resolveu ser solidário e tentar tocar todas as bolas.

Acho que o único jogador a merecer palmas hoje é o Arouca, que correu muito, deu o sangue e ainda tentou resolver chutando de fora da área.

Podemos reclamar de um pênalti em Diogo e do impedimento mal-marcado que citei anteriormente, mas isso não é desculpa, o time mereceu um resultado ruim por ter se acovardado. Espero que o Adilson tenha aprendido a lição, senão seremos a Nova Zelândia da Libertadores: Não perde...mas também não ganha de ninguém!

2 comentários:

  1. Vergonhosa a atuação do Santos e medonho o trabalho do Professor Pardal, quero dizer, Adilson Batista.

    Esse cara pode jogar fora todo o investimento pela janela.

    Espero que tenha sido apenas um soluço, porque se tal atuação e "plano tático" se repetir, adeus Libertadores...

    ResponderExcluir
  2. De fato não foi uma boa estreia.

    Eu conheço esse filme. Adilson fez o mesmo no Corinthians e acho que perdemos o Brasileiro pela rápida passagem dele. Ele só inventou. Teve jogo que colocou o ridiculo Moacir no meio-campo. Não sabe armar defesas, tomou 6 gols, contra Atlético-GO e Ceará dentro de casa.Também trocava 6 por meia dúzia.Sai Iarley, entra Souza...e por aí vai.
    Esse é o pardal que apronta desde a época do Cruzeiro, inventa e só sabe armar ataque.

    Mas vejo um outro problema que pode atrapalhar o time. Ganso quer sair. Um dia anuncia que não tem nada com o Corinthians, um dia depois, fala que está conversando com a Inter de Milão.

    Isso pode atrapalhar a concentração e até o lance de tirar o pé de dividida para evitar contusão.

    ResponderExcluir

Blogroll

About

Blogger news