quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pra quem tem coração forte....


Caros fãs do futebol, hoje o glorioso Peixe entrou em campo na cidade de Querétaro no México para buscar uma vaga nas quartas da Libertadores da América. O adversário foi o América-MEX, que apesar de não pode jogar em seu principal campo, já que o estádio Azteca está interditado para o show do U2, contou com uma torcida bastante animada que fez do estádio um verdadeiro caldeirão.

1º Tempo
Sem poder contar com Elano, que se machucou na semifinal do Paulista, o técnico Muricy optou por Adriano como substituto, dando mais liberdade para Danilo e Arouca. No lado mexicano, o técnico Reinoso entrou quase com força máxima, poupando apenas o craque e artilheiro do time Reyna, que começou no banco de reservas.

Na primeira etapa a estratégia de Muricy funcionou até certo ponto, Arouca apareceu várias vezes sem marcação no ataque, mas se contar com a categoria de Elano, o volante errou cruzamentos fáceis e o Santos não conseguiu criar nenhuma grande chance de ataque. Neymar e Ganso até trocavam bons passes, mas ficavam muito previsíveis sem um terceiro homem, já que Zé Eduardo mais uma vez fazia uma partida pífia.

Enquanto isso, o América-MEX sofria para furar a barreira montada por Muricy. Somente aos 23 minutos tivemos o primeiro lance de perigo: em cobrança de escanteio pro time mexicano, o zagueiro Mosquera(o Domingos colombiano) subiu alto e testou a bola na trave, no rebote Sanchéz mandou pra fora. Aos 31 minutos a chance mais clara de toda partida: Montenegro recebeu livre nas costas de Jonathan e cruzou rasteiro pra pequena área, mas o Sanchéz não consegiu alcançar a bola.

2º Tempo
No começo da segunda etapa, o Santos quase conseguiu o gol que lhe daria tranquilidade(com 1x0 no placar o Santos poderia tomar até 2 gols): aos 4 minutos Ganso bateu falta por fora da barreira, mas faltou um pouco de curva e a bola acabou batendo na trave. Mas esse foi o único lance de perigo do Santos.

Durante todo o segundo tempo o América-MEX pressionou o Peixe, principalmente depois da entrada do bom jogador Reyna. O meia-atacante causou grande sufoco arriscando vários chutes de longa distância, todos parados pelo goleiro santista Rafael, que fez excelente partida.

Muricy, que havia feito belo trabalho no fim de semana, não foi feliz nas substituições dessa vez. O técnico trocou o contundido Arouca por Possebom, Zé Eduardo por Bruno Aguiar(como no jogo com o São Paulo) e Dracena(também machucado) por Alexsandro, que entraria no lugar do cansado Leo. Com isso o time ficou defensivo demais, o Santos jogava praticamente com 8 atrás, já que os laterais Leo e Jonathan estavam exaustos e pouco subiam, e somente Ganso(que virou centroavante) e Neymar ficavam no ataque.

Sem meio-campo, o time limitou-se a defender durante pelo menos 20 minutos. Teste cardíaco para torcida alvinegra, mas felizmente a má pontaria dos atacante mexicanos e a excelente partida de Rafael e Leo garantiram o empate e a classificação santista.

Final: América 0x0 Santos

Análise:
Amigos do Diga, hoje eu sofri demais com o jogo. Muricy abdicou do ataque cedo demais. A impressão que time foi de que ele resolveu arriscar a retranca e deixa uma substituição no bolso em caso de tomar o gol, talvez uma entrada de Alan Patrick ou Keirrison no final pra buscar o empate. Eu particularmente acho que ele errou, deveria ter trocado o Danilo, que fez péssima partida, já no intervalo, colocando Alan Patrick para fazer a função do Elano, recuando o Arouca que foi pouco efetivo no ataque.

Por que dessa vez não funcionou: Hoje o Muricy fez a mesma alteração que funcionou perfeitamente contra o São Paulo, trocando Zé Eduardo por Bruno Aguiar. Mas por que hoje não deu certo? A resposta é simples: Elano. No fim de semana, Elano se encarregava de buscar a bola e tocála para Neymar e Ganso, além de aparecer na frente como um falso 3º atacante. Hoje esse homem não existia, Possebom, Adriano e Danilo não tinham a velocidade nem o passe de Elano, então Neymar e Ganso ficaram isolados no ataque, sem conseguir receber uma bola decente.

No Santos os destaques positivos foram o goleiro Rafael com grande defesa e o veterano ídolo Leo, que correu demais e apareceu várias vezes na defesa para tirar a bola e salvar a defesa dos erros do fraco volante Adriano(que entregou duas bolas de bandeja pro time mexicano). Destqaques negativos ficam por conta de Danilo que fez um partida muito fraca, tanto no apoio como na marcação, e Zé Love, que mais uma vez decepcionou e nas poucas oportunidades que recebeu a bola, perdeu-a rapidamente. No América vale prestar atenção nesse meia Reyna, muito preciso nos chutes, e no zagueirão Mosquera, o Domingos colombiano, que apareceu muito bem nas bola alçadas na área e atrás bateu menos do que na última partida.

É isso aí, agora é jogar com tranquilidade no fim de semana contra o Corinthians e aguardar o Cruzeiro na próxima fase da Libertadores!

Vai pra cima deles Santos!!!

Carlos "Mickey" Contancio, Santista e apaixonado por futebol
Twitter: @MickeyRC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news