sexta-feira, 25 de maio de 2012

Santos 1x0 Vélez: Peixe passa nos pênaltis


Reinaldo Canato/UOL

Amigos do Diga, nessa quinta-feira o Santos fez o jogo mais emocionante da Libertadores 2012 contra o Vélez. Todo mundo sabia que o jogo não seria fácil e eu já havia adiantado que estava com muita cara de jogo de pênaltis. O Vélez não é um time genial, mas é muito bem treinado, aonde os jogadores não abandonam suas posições e marcam com um vigor impressionante, ajudando muito os laterais e volantes, uma autêntica escola argentina. Para fechar o pacote, o time argnetino possui um meia acima da média, que é o camisa 7 Martinez, eu o colocaria no primeiro lugar na minha lista de reforços, pois é um jogador de extremo domínio da bola, boa visão de jogo, além da boa e velha catimba argentina. Fiquem de olho nesse jogador, pode pintar em algum clube brasileiro e se destacar.
Vamos aos pontos principais da partida:

Lance Crucial: O Santos encontrava muita dificuldade para penetrar na defesa do Vélez, até que lançaram Neymar e ele, inteligentemente, tirou a bola do goleiro com um leve toque de cabeça. O goleiro fez a falta em Neymar, evitou o gol, mas foi expulso. Esse lance aconteceu aos 40 minutos do primeiro tempo e determinou completamente o ritmo do 2º tempo, com o Santos atacando e o Vélez se defendendo com 1 a menos. Antes da expulsão, o time argentino ainda conseguia armar algumas jogadas de contra-ataque. Depois, o Vélez se limitou a defender-se e possibilitou inclusive ao Muricy arriscar, coisa que não é muito das suas característica, trocando jogadores defensivos, Adriano e Henrique, por ofensivos, Rentería e Maranhão respectivamente.

Entrada do Leo: É claro que vão ter muitos dizendo:"É fácil falar depois que aconteceu!". Mas eu juro que quando acabou o primeiro tempo, eu disse para meus amigos que acompanhavam o jogo comigo:"Põe o Leo no lugar do Juan que não tá jogando nada, pelo menos 45 minutos o Leo aguenta correndo!!!". Dito e feito, Muricy optou pela entrada do lateral que mudou completamente o jogo. Muito mais efetivo no ataque do que Juan, que novamenten errou muitos passes e voltou a ser o Juan do São Paulo e não o do Flamengo, Leo foi o responsável direto pelo gol santista, quando recebeu excelente bola de Ganso e ajeitou de primeira para Alan Kardec estufar as redes. Além disso, coube ao veterano jogador a responsabilidade de bater o pênalti decisivo e, mesmo não sendo batedor(como o próprio jogador afirmou em entrevista coletiva pós-jogo), Leo converteu com tranquilidade, garantindo a classificação santista.

Alan Kardec: O centroavante santista tabém merece um capítulo à parte. Desaparecido durante todo o primeiro tempo, quando a bola não chegava pela boa marcarção do time argentino, Kardec foi decisivo na etapa complementar. Primeiramente, ele recebeu um excelente passse de Ganso e saiu cara-a-cara com o goleiro do Vélez, mas tal qual Diego Souza chutou na mão do goleiro, que defendeu com facilidade. Esse lance gelou completamente a torcida alvinegra, que abominava um final como o da noite anterior(eliminação do Vasco contra o Corinthians) depois do erro de Kardec. Mas o centroavante alvingero, que parece ter dominado de vez a posição(principalmente pela contusão de Borges), se redimiu minutos depois, quando recebeu de Leo um passe de primeira dentro da área e finalizou com precisão, de canhota, dando a vitória ao time do Santos.

Arbitragem: O juiz foi muito bem na partida, Expulsou o goleiro do Vélez de forma justa, pois ele evitou um gol certo, e também soube controlar bem o clima do jogo, não marcando falta quando os jogadores se jogaram, mas advertindo verbalmente os jogadores que se agarravam nas bolas paradas e que tentavam fazer a boa e conhecida "cera". De polêmico, tivemos um lance em que pra mim foi pênalti em cima de Rentería e 2 ou 3 impedimentos do Vélez mal marcados. Mas de uma forma geral, acredito que a arbitragem tenha se comportado muito bem.

Pênaltis: Nos pênaltis, mais uma previsão que jamais conseguirei provar. Eu juro que disse:"Jogador que entra só pra bater pênalti, normalmente perde...". Não deu outra: Canteros, que entrou aos 45 minutos somente pra bater pênalti, isolou a bola. Depois Rafael ainda pegoou pênalti do esforçado Papa. Nas cobranças do Peixe, tudo bem tranquilo, os batedores foram muito calmos, observaram a movimentação do goleiro e apenas tiraram do alcance do mesmo. Final: Santos 4x2 Vélez.

Bom Amigos, o Vélez deu a dica de como frear a máquina santista. Com 2 ou 3 jogadores marcando Neymar e contando com a falta de presença no ataque de Ganso e Elano, o Vélez conseguiu segurar muito bem o Santos. Mas o time alvinegro "achou" um gol com Alan Kardec e se garantiu na cobrança de pênaltis. Para a semifinal com o Corinthians não contaremos com Ganso, que vai operar o joelho. Acredito eu que Muricy deve entrar com Gerson Magrão na vaga do maestro santista, por ser um  jogador alto e que pode ser importante nas jogadas de bola parada, bem mais do que Felipe Anderson e Leo por exemplo.

Eu acredito que serão 2 belos jogos e espero de coração que o Santos faça valer a vontade de jogadores e treinador, mandando o jogo na Vila Belmiro ao invés do Morumbi. Mas independente de onde serão os jogos, o Santos precisa estar atento o tempo todo, pois eu vejo o Corinthians como um Vélez com um contra-ataque infinitamente superior. Paulinho é um jogador excelente e, por não ser um meia ou atacante, sempre surpreende quando aparece na área para decidir. Paulinho atua mais ou menos como o Arouca no Santos, mas com uma qualidade maior no passe e arremate.

Por fim, para mim as semifinais estão em aberto e espero que o Santos possa ter a calma que teve no Paulista, quando dominou completamente a partida e venceu tranquilamente o Corinthians por 1x0, gol de Ibson(que já está no flamengo).

Carlos "Mickey" Constancio, santista e muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news