O jogo foi bem disputado e aproveitando falhas grotescas da defesa do Santos, o Guarani chegou a assustar com seus dois gols e mais alguns lances de perigo. Mas o time do Peixe parece ter encontrado o entrosamento ideal e ainda tem Neymar, que mesmo quando não é brilhante marca 2 gols.Para quem não acompanhou, segue um pequeno resumo da partida:
O Santos começou impondo um ritmo muito forte e dava a impressão de buscar uma nova goleada histórica ao abrir o placar com apenas 1 minuto. Mas o Guarani não teve medo, aproveitou muito a velocidade do bom jogador Fabinho pela esquerda e empatou a partida em falha do goleiro Rafael, que largou bola fácil cruzada da direta nos pés justamente de Fabinho.
O gol dos campineiros segurou o ímpeto santista, mas um erro da arbitragem facilitou as coisas: Neymar partiu pela esquerda e tentou cruzar, mas a bola bateu no braço do zagueiro(que estava colado ao corpo, deixando claro que não tinha intenção de pôr a mão na bola) e o juiz Paulo César Oliveira, que adora marcar um pênalti, errou ao apontar a marca do cal. Neymar bateu com perfeição, ele tem melhorado muito nesse quesito, e recolocou o Santos na frente.
Quando tudo parecia tranquilo, novamente o setor defensivo do Santos falhou. Elano fez graça na saída e acabou perdendo a bola para o ataque adversário. Mais um cruzamento da esquerda do ataque do Guarani e dessa vez foi Durval que furou de forma grotesca, deixando a bola livre para Bruno Mendes dominar e fuzilar o goleiro santista. Muricy ficou maluco e reclamou muito da falha de Elano.
No segundo tempo o Santos voltou melhor postado e só foi ameaçado em lances de bola parada. Muricy com certeza deu um chacoalhão nos jogadores, que voltaram mais atentos. O terceiro gol foi questão de tempo e surgiu de uma bela jogada de Neymar e Juan. A Jóia santista partiu driblando os zagueiros antes de tocar para o lateral, que deu uma bela meia-lua, o famoso drible da vaca, e deveolveu a bola para Neymar chutar forte. Depois disso, o Guarani estava entregue em campo e ainda sobrou tempo para Ganso deixar Alan Kardec na cara do goleiro e assistir o centroavante driblar com facilidade o mesmo e marcar o quarto gol santista.
Final Santos 4x2 Guarani.
Essa vitória coroou um campeonato tranquilo e muito inteligente da equipe do Santos, que deu mais tempo de férias para seus titulares e soube dosar na medida certa o desgaste de disputar o Paulista junto com a Libertadores. Com vitórias incontestáveis sobre os melhores times do interior(além das duas sobre o Guarani na final, ganhou de 5x1 da Ponte Preta e 3x1 sobre o Mogi Mirim, campeão do interior), o Santos também passou com facilidade pelo Corinthians na primeira fase e pelo São Paulo na semifinal. A lamentar somente a derrota para o Palmeiras, quando a equipe também jogou melhor, mas deu azar nos minutos finais.
Mas mais do que o título, os dois jogos da final e mais a goleada de quinta pela Libertadores mostram que o time está atingindo seu auge na temporada no momento certo, na fase decisiva dos campeonatos que disputa. O único alerta continua sendo a defesa, que falha constantemente e conta com a eficiência do ataque para suprir isso. No Paulista funcionou bem, mas os erros podem ser incorrigíveis na Libertadores.
E que venha o Vélez agora. Com certeza um jogo muito difícil, mas Neymar, Ganso, Muricy e cia já estão cansados de mostrar que o Santos é forte, não teme nenhum adversário e tem fome de títulos.
VAI PRA CIMA DELES SANTOS!!!
Carlos Constancio, Santista e apaixonado por futebol
Carlos, gostei do seu ponto de vista sobre o futebol santista. Porém, permita-me discordar de sua opinião no que diz respeito ao setor defensivo do time.
ResponderExcluirHoje, o Santos FC não joga somente com os dois zagueiros para se defender, porque o Muricy conseguiu fazer com que o time inteiro saiba se defender. Mesmo que não tenhamos laterais com características defensivas em campo, temos uma boa proteção até a chegada da bola em nosso miolo de zaga.
Ontem tivemos dois erros individuais e pontuais que causaram os dois gols do Guarani e, para justificar o que estou dizendo, perceba que, na jogada do segundo gol, o Durval estava bem posicionado na frente do atacante do Guarani. O erro grotesco do Rafael também é uma justificativa para não culpar a defesa inteira, afinal, o goleiro está lá para defender a meta do time, se ele não segura a bola seu erro não pode ser atribuído ao setor inteiro.
Para concluir, acredito que os dois gols sofridos ontem, teve cunho individual mas também teve a dispersão e a empolgação do time por uma nova goleada em cima do Guarani. Na verdade, no primeiro tempo do Santos FC, faltou humildade e respeito ao adversário o que, prontamente foi corrigido pelo Muricy no vestiário durante o intervalo.
Agora, que venha o Vélez...