segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Santos 1x2 Palmeiras: Peixe vacila e cede a vitória ao Palmeiras

Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

Amigos do Diga, nesse domingo em Presidente Prudente tivemos o primeiro clássico do Paulistão 2012, Santos e Palmeiras fizeram um jogo muito equilibrado e com um desfecho surpeendente. Comemorando seu aniversário de 20 anos, Neymar entrou inspirado, deu dribles desconcertantes e marcou o gol do Santos, o 100º de sua carreira profissional, ao completar de cabeça o cruzamento feito por PH Ganso.

Tudo parecia perfeito até os 40 minutos do segundo tempo, quando o juiz Luis Flávio de Oliveira expulsou injustamente Ibson e o Palmeiras empatou o jogo em sua jogada caacterística: cruzamento de Marco Assunção no escanteio e cabeçada de um jogador alto, no caso o centroavante Fernandão. Se o empate já era um resultado ruim devido às circunstâncias, tudo piorou aos 46 minutos quando o Peixe perdeu a bola no meio-campo e proporcionou o contra-ataque do Palmeiras, que Juninho finalizou e contou com o desvio do péssimo Maranhão para marcar o gol da vitória alviverde. Resultado injusto, mas assim é o futebol e é por isso que gostamos tanto desse esporte.

Foram Bem: Gostei muito da partida do Arouca, que mostrou uma boa melhora física e puxou alguns contra-ataques com habilidade e inteligência. Ganso também foi bem, deu bons passes, distribuiu bem o jogo e deu o passe para o gol de Neyamar, mas no final da partida esteve displicente e cedeu contra-ataques ao Palmeiras perdendo a bola no meio. Neymar novamente foi o grande destaque da equipe, com arrancadas fulminantes, dribles desconcertantes e um gol de cabeça, mas ainda falta ritmo de jogo, isso ficou claro em vários lances em que perdeu a bola no ataque por demorar a tomar a decisão se passava ou tentava o drible. Vale destacar a grande atuação do goleiro Rafael, que salvou o Peixe pelo menos em duas oportunidades claras de gol.

Foram Mal: Com certeza o grande ponto fraco do Santos foram as laterais. Pará já mostra há tempos que não é jogador para time grande, limitadíssmo tecnicamente e sem a forma física ideal, não foi bem na defesa e muito menos no apoio. Não tenho nem vontade de comentar a atuação do Maranhão, perdeu bolas infantis no ataque e foi péssimo na defesa, deixando uma verdadeira avenida nas suas costas(ainda bem que o Felipão demorou pra colocar o Maikon Leite para explorar isso) e ainda culminou sua exibição horrorosa com um gol contra que deu a vitória ao Palmeiras. Abre o olho Muricy, com duas boas peças vindas da base(Emerson e Paulo Henrique) não é necessário insistir com esses dois laterais que nem deveriam estar no Santos ainda.

Palmeiras: O grande destaque do Palmeiras no jogo foi o "gordinho" Daniel Carvalho. Mesmo debaixo do sol de Presidente Prudente, Daniel entrou em campo para substituir o lesionado Valdívia ainda no primeiro tempo e mostrou a personalidade de sempre, dando ótimos passes e arriscando inclusive um arrancada em que parou só nas pontas dos dedos do goleiro Rafael. Felipão com seu estilo retranqueiro deixou de aproveitar melhor o apoio de seus dois bons laterais, Cicinho e Juninho, deixando o jogo equilibrado. Não é dor de cotovelo, mas acredito que se o Palmeiras não deixar de lado essa atitude de time pequeno de se defender e depender apenas dos lances de bola parada, a torcida não vai comemorar mais do que comemorou ano passado, ou seja, nada. O time tem potencial, mas não aproveita, segurando os laterais na defesa e deixando Maikon Leite no banco.


Carlos "Mickey" Constancio, santista e apaixonado por futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news