quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Santos 2x0 Comercial: Peixe começa a ter uma cara para 2012


Amigos do Diga, nessa quarta-feira de cinzas o Santos foi até Barueri enfrentar o Comercial pelo Paulistão 2012. Sem muitos sustos, o time se impôs desde o início e ganhou facilmente por 2x0 com gols de Ibson(após jogada fantástica de Neymar) e Durval. Nessa partida a defesa finalmente não tomou gol, fato inédito em 2012 até então!!!

Outra questão importante desse jogo, que ajuda a entender a eficiência da defesa, diz respeito à formação tática adotada por Muricy e que deve ser a tendência do Santos em 2012: um falso 4-4-2 que se porta mais como um 3-5-2. Hoje o "quarteto" defensivo foi composto por Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan, no entanto Juan tem muita liberdade para atacar, atuando como um ala/meia pela esquerda e chegando inclusive para finalizar. Para isso funcionar bem, Muricy abre Durval na lateral esquerda, segura Fucile pela direita(já que o uruguaio não demonstrou até agora muita técnica no apoio, mas marca bem) e mantém Dracena pelo meio como líbero protegido pelo volante Henrique.

Arouca faz bem o papel de segundo volante saindo com a bola e Ibson atua mais pela direita para cobrir a ausência de Fucile no apoio. Ganso dita o ritmo pelo meio e Neymar tem liberdade para transitar por todo o campo(não fica mais tão restrito à esquerda, pois o espaço é ocupado por Juan). Na frente Borges continua sendo o homem-gol, apesar de demonstrar muita falta de confiança nesse começo de temporada(hoje desperdiçou uma chance importante ao optar pelo passe ao invés do chute à gol).

É um esquema bastante interessante já que o Santos é um time de muita movimentação e com bons volantes para ajudar Ganso a distribuir o jogo. Com isso Muricy também supre um pouco a carência de laterais na equipe, já que pela esquerda Juan(fraco na marcação) e o garoto Paulo Henrique(ainda inexperiente) têm liberdade total no apoio e pela direita ele pode jogar com Fucile recuado ou improvisar um terceiro zagueiro(Bruno Rodrigo ou Vinícius) ou mesmo um volante, já que hoje no segundo tempo Henrique atuou pelo setor. Na ala direita possuímos muitos jogadores que podem ser utilizados de acordo com a necessidade: Elano e Ibson deixam o time mais compacto defensivamente, enquanto Crystian e Felipe Anderson aparecem como opção mais ofensiva, para dar velocidade e impor pressão sobre o adversário.

Todos os jogadores citados acima e mais Alan Kardec(reserva imediato de Borges) devem formar a equipe base do Santos para essa temporada e nomes como Pará, Maranhão e Rentería dificilmente devem entrar em campo pelo Peixe daqui pra frente(felizmente!!!).

Parabéns Muricy, mais uma vez você encontrou uma solução eficiente para sanar os problemas de um clube e torná-lo extremamente competitivo.

Carlos "Mickey" Constancio

2 comentários:

  1. Tá mandando bem nos comentários em Carlones.
    Parabéns pelo texto.
    Vou começar a acompanhar o blog.
    Abraços de um Santista!
    Felipe - Ambiental/Pirão

    ResponderExcluir

Blogroll

About

Blogger news