quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vitória tranquila e classificação garantida...

Amigos, na noite desta quarta-feira o Santos passou por mais uma decisão nste primeiro semestre: precisava vencer o eliminado Deportivo Táchira no Pacaembu para seguir na Libertadores da América. E a missão nem foi tão difícil assim, dominando a partida desde o início, o Peixe não teve trabalho para fazer 3x1 e garantir a vaga na próxima fase.

1º Tempo
Pela primeira vez no ano, Santos contou com todas as suas estrelas: Jonathan, Arouca, Elano, Ganso e Neymar entraram como titulares. Mas foi um "coadjuvante" que apareceu novamente no primeiro lance de perigo: logo aos 30 segundos de jogo, Danilo recebeu ótimo passe de Leo e finalizou forte para boa defesa do goleiro Samhouse. Mas a rede do táchira não demorou a balançar: 4 minutos depois, Danilo(realmente estou queimando minha língua com esse rapaz que tá jogando muito!!!) fez corta luz perfeito e a bola sobrou para Neymar dentro da área, a Jóia Santista não pegou muito bem na bola, mas contou com um desvio na zaga para abrir o placar: Santos 1x0 Táchira.

O gol no início deu muita tranquilidade ao alvinegro praiano, que tocava a bola com tranquilidade, não dando chance nenhuma ao time venezuelano. Quando se fala em toque de bola, lembramos sempre do Ganso e foi dos pés dele que nasceu o segundo tento santista: O maestro santista dominou a bola na intermediária e deu passe perfeito para Jonathan, quando todos esperavam o cruzamento, o lateral direito encheu o pé para marcar um golaço.

Apesar da boa vantagem no placar, o Peixe não diminuiu o ritmo e teve inúmeras chances de ampliar o placar. A primeira delas com Danilo, que recebeu de Leo e perdeu a bola ao tentar driblar o goleiro Samhouse. Depois Neymar recebeu um "balãozinho" de Ganso e quase marca um gol antológico ao errar uma bicicleta. Por fim, em lance de bola parada Durval cabecou firme para o chão e Samhouse fez mais uma ótima defesa, no rebote Dracena tentou mandar para o gol, mas errou a pontaria. Fim de primeiro tempo: Santos 2x0 Táchira

2º Tempo
Com o jogo nas mãos, o Santos voltou muito sonolento para a segunda etapa. Mais uma vez o time parece se acomodar demais e passa a tocar a bola sem objetivo, errando passes bobos e dando a chance do adversário atacar. O Táchira não conseguiu se aproveitar muito dessa sonolência santista por deficiência técnica, mas mesmo assim ainda "acharam" um golzinho de falta aos 24 minutos: Chacon bateu com perfeição, no ângulo direito de Rafael, sem chances de defesa.

Quando um friozinho na barriga já começava a incomodar a torcida santista, um empate desclassificaria o time, Neymar e Danilo apareceram novamente. Aos 27 minutos, a Jóia santista puxou contra-ataque muito rápido, deixou 2 zagueiros no chão e tocou a bola para Zé Eduardo, o atacante perdeu um gol incrível ao "espirrar o taco", mas ainda conseguiu dominar e rola a bola para a chegada de Danilo, que bateu com categoria para vencer Samhouse.

Com 3x1 no placar, o jogo já estava definido e Muricy resolveu poupar alguns jogadores, tirando Zé Love, que teve péssima atuação, Elano e Ganso para as entradas de Maikon Leite, Adriano e Pará respectivamente. Mas os reservas nem tiveram muita oportunidade de mostrar seu futebol, já que o Santos optou por tocar a bola e ouvir os gritos de Olê da torcida, que lotou o Pacaembu com mais de 35.000 pagantes, até o final do jogo.

Final: Santos 3x1 Deportivo Táchira

Análise:
Amigos do Diga, o jogo de hoje era uma festa anunciada. Apesar de precisar da vitória, o Santos sabia que o jogo difícil já tinha passado(Cerro no Paraguai) e que o eliminado Táchira não seria capaz de segurar o time da Vila COMPLETO empurrado pelo PACAEMBU LOTADO. O que se viu foi realmente uma vitória tranquila, apesar do susto com o gol de falta tomado e de alguns erros repetidos(não adianta se jogar na Libertadores Neymar!!!).

Preciso me retratar aqui nesse blog com o Danilo, pois afirmei várias vezes que era um peso morto, que não servia pra ser volante, mas tenho que admitir que o garoto tá jogando muita bola e foi fundamental nesses jogos decisivos da classificação.

Duas coisas me preocupam muito: a primeira é esse costume de achar que o jogo tá ganho após o 2x0, contra o Táchira pode não ter feito a diferença, mas no mata-mata isso pode ser fatal pois as equipes costumam se superar muito, principalmente no final das partidas. A segunda coisa que me preocupa é a atuação do Zé Eduardo, pois já faz um tempinho que seu rendimento caiu e hoje foi uma das suas piores apresentações com a camisa santista, com direito a furada ridícula no 3º gol. Talvez seja a hora de Muricy testar Keirrison ou até mesmo Maikon Leite como dupla de Neymar.

Mas o importante é que vencemos e estamos nas oitavas. Agora é ir com tudo pra cima do irregular América-MEX e seguir rumo ao TRI.

VAI PRA CIMA DELES SANTOS. VAI COM DETERMINAÇÃO....

Carlos "Mickey" Constancio, santista e apaixonado por futebol
Twitter: @MickeyRC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news