1 de julho de 2011: Argentina 1 x 1 Bolivia. Copa América 2011:
Começou a Copa América! Se não é dos torneios mais importantes do cenário mundial tem seu atrativos. E um deles com certeza é a Argentina. Jogando em casa na estréia da competição qualquer resultado que não fosse uma sonora vitoria não seria esperado, ainda mais contra a limitada Bolívia. E decepcionaram...
A seleção Argentina começou formando um 4-3-3, com:
Zanetti, Burdisso, Gabri Milito, Rojas;
Banega, Mascherano, Cambiasso
Lavezzi, Messi e Tevez.
Um esquema tático cauteloso demais para a ocasião, onde Masch atuava de primeiro volante quase enfiado entre seus zagueiros, com Cambiasso e Banega de volantes de saída com a obrigação de armar o time. E não foi o que aconteceu, a partir daí Messi voltou demais para tentar conduzir o time, e até fez bem, driblando e dando passes para os atacantes que atuavam abertos, Tevez e Lavezzi. Porém , com isso se distanciou demais da área. Por isso penso que o esquema foi demais cauteloso, já que se era para o 10 argentino voltar tanto, que saísse um segundo volante para ter uma referencia na área.
E foi o que aconteceu no segundo tempo. Com a entrada de Di Maria, que abriu no ataque, no lugar de Cambiasso, Tevez passou a jogar centralizado (do meio para a frente), com:
Mascherano, Banega;
Lavezzi, Messi, Di Maria;
Tevez.
Quando parecia que as coisas poderiam melhor para os de azul e branco, a Bolívia, na falha de Banega, abre o placar inesperado. O restante da partida se viu os donos da casa com alto grau de nervosismo, mesmo com a saída de Lavezzi, que fez péssima partida, e a entrada de Aguero para empatar o jogo do meio pro fim da ultima etapa, o resultado final teve gosto para lá de amargo para os hermanos.
Dificilmente o time de Messi não ira se classificar para o restante da competição, e seu técnico deve repensar a forma de jogar. Se tentou proporcionar o mesmo cenário tatico para Lionel que tem no Barcelona, não deu certo. Mas de longe não acho que a seleção Argentina será só isso, e tende a crescer, até porque pior é difícil...
Felipe Xavier Pelin é corinthiano e gosta desse negócio chamado Futebol.
Seu Twitter é @felipexpelin
ah, sem dúvida a argentina vai mostrar mais futebol. tem um timaço. tem messi. e o resultado, se vc quer saber, foi até bom para a argentina. como vc disse, ela não vai ficar de fora da fase final. um empate com a bolívia logo de cara - um empate decepcionante - põe em questão o favoritismo da argentina. e, como sabemos, favoritismo demais faz mal. abs!
ResponderExcluir