domingo, 26 de junho de 2011

OPINIÃO - Copa América - O 4-3-3 de Mano, na seleção e no Corinthians.

No 1º coletivo da seleção, Mano Menezes escalou o time titular no esquema 4-3-3, mesmo esquema que utilizou no Corinthians em 2009.

Brasil:2011
Defesa: Julio César, Daniel Alves,Lúcio,Thiago Silva e André Santos
Meio: Lucas Leiva, Ramirez e Ganso
Ataque: Robinho, Neymar e Pato




Corinthians:2009
Defesa: Felipe, Alessandro, Chicão, Willian e André Santos
Meio: Cristian, Elias e Douglas
Ataque: Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo

Deixando de lado a parte técnica e analisando apenas o esquema, vejo algumas diferenças no que diz respeito à marcação.

No Corinthians, Alessandro, Jorge Henrique e Dentinho ajudavam o setor defensivo e essa postura era fundamental para que o time funcionasse.

Na seleção, não vejo essa característica de marcação nos jogadores que devem fazer esse papel: Daniel Alves, Robinho e Neymar, nunca se preocuparam com a marcação nos clubes onde jogaram. Daniel Alves no Barcelona, é muito mais um ala do que lateral “Cafú”; Neymar no Santos, nunca marcou; e Robinho no Milan também não, mas talvez seja o que melhor saiba marcar entre os três.

André Santos não entra na comparação porque é muito fraco como marcador, e acho que não sustentará a titularidade por muito tempo. O jogador possui uma “máscara” fora do comum, e para possuir essa máscara e se manter na seleção, tem que jogar muito mais do que ele pensa que joga. No Corinthians, o jogador foi muito bem nos dois primeiros anos, mas quando a fama chegou tornou-se um jogador comum.

O maior desafio de Mano na seleção começa no próximo domingo contra a Venezuela, mesmo sendo o jogo mais fácil, já conseguiremos analisar se o esquema 4-3-3 funcionará.
Abraço e até a próxima.

Um comentário:

  1. Acho boa a formação....mas trocaria o Robinho pelo Lucas do São Paulo...e o Ramires pelo Hernanes....aliás, é um absurdo o Hernanes não ter sido convocado...

    ResponderExcluir

Blogroll

About

Blogger news