domingo, 2 de janeiro de 2011

Adeus Ano Velho: Fechamento 2010 - Futebol Brasileiro

Olá, para fazer o balanço do futebol brasileiro em 2010, convidei meu amigo Fernando Augusto(Cotia).
Feliz 2011 com muita saúde e claro, muito futebol!

Retrospectiva - Futebol 2010
Por Fernando Augusto

Fluminense
Título premia guerreiros do Fluminense

Campeão com 71 pontos ganhos, dois a mais que o vice Cruzeiro, o Fluminense não levava um título nacional desde 1984. Desde então, o clube passou por dificuldades e chegou a despencar até para a Série C do Campeonato Brasileiro, em 1999.
No ano passado, segundo matemáticos, tinha na parte final do campeonato mais de 90% de chances de rebaixamento. Com a união do técnico Cuca e jogadores a equipe se livrou da degola e, de lá para cá, foi inaugurado o “time de guerreiros”.
Com investimento pesado do patrocinador, o Fluminense se armou para disputar o título este ano. Para treinar a equipe, o clube contratou Muricy Ramalho a peso de ouro. Muricy conquistou os títulos de 2006, 2007 e 2008 pelo São Paulo.
Chegaram também, entre outros jogadores, os atacantes Émerson e Washington, que se juntaram a Fred.

Regularidade
Mesmo sofrendo muito com contusões durante o campeonato, a equipe foi a mais regular. Liderou por 23 rodadas, teve o melhor jogador da temporada (Conca), a melhor defesa (36 gols sofridos) e o melhor ataque (62 gols).

São Paulo
São Paulo: sem título e fora da Libertadores

Pela primeira vez na era dos pontos corridos no Brasileirão, iniciada em 2003, o São Paulo terminou o ano sem garantir vaga na Libertadores. Pelo segundo ano seguido, o Tricolor não ganhou nenhum título.
Terminou o Brasileiro em nono lugar, pior campanha desde 2005, quando foi 11º. Naquele ano, porém, conquistou a Libertadores e o Mundial.
Fora da principal competição sul-americana, Rogério Ceni e cia. jogarão a Copa do Brasil e o goleiro terá de engolir uma declaração que deu em 2008: “Não me imagino jogando a Copa do Brasil. Não me vejo jogando em Macapá em vez de Maracaibo (Venezuela)”.
Comandada por Ricardo Gomes, a equipe foi eliminada no Paulistão, na semifinal, pelo Santos, em abril.
Pelo quinto ano seguido, o clube caiu na Libertadores diante de um Brasileiro: o Internacional, na semifinal, em agosto. O técnico Ricardo Gomes não resistiu às pressões e foi demitido.
O clube apostou em Sergio Baresi, da base, para seu lugar. Após uma campanha ruim (cinco vitórias, quatro empates, cinco derrotas), foi substituído por Paulo César Carpegiani.

Palmeiras
Palmeiras tem ano de decepções


A torcida palmeirense teve outro ano de frustrações. Sob o comando de Antonio Carlos, o Verdão terminou o Paulistão apenas em 11º lugar. Com o mesmo técnico, a equipe foi eliminada da Copa do Brasil pelo Atlético-GO, nas quartas de final.
Luiz Felipe Scolari, contratado em junho, chegou com status de ídolo, mas pouco pôde fazer com o elenco limitado do time. Encerrou o ano com a eliminação da Copa Sul-Americana pelo Goiás e apenas a 10ª posição no Campeonato Brasileiro.
Em novembro, para compensar a campanha ruim no Brasileirão, o clube apostava as fichas na Sul-Americana em busca de vaga à Libertadores. No dia 24 de novembro, os goianos fizeram 2 a 1 no Pacaembu e ficaram com a vaga à final.
Esperanças da torcida, os jogadores Kleber e Valdívia, este com uma série de lesões, não brilharam.
Entre as baixas, Diego Souza, após problemas com a torcida, deixou a equipe pela porta dos fundos, em junho. Outra saída importante foi a de Cleiton Xavier, negociado com o futebol da Ucrânia, em julho.

Retrospectiva

Entre paulistas, Santos é o destaque de 2010

Após o campeonato brasileiro de 2010 conquistado pelo Fluminense, o Santos confirmou-se como destaque no estado e único paulista a ser campeão na temporada. Com a nova gestão do presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, o time de Neymar, Ganso, Robinho, André e Wesley, treinado por Dorival Júnior, encantou o país no primeiro semestre com um futebol ofensivo e alegre, ganhando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, título que garantiu sua participação na Libertadores de 2011.
Com 43 gols em 2010, Neymar se tornou o segundo maior artilheiro do time em uma única temporada após a Era Pelé, perdendo apenas para Serginho Chulapa (45 gols em 1983). O jovem craque santista de 18 anos marcou 17 gols no Brasileiro, 11 na Copa do Brasil (foi artilheiro nesta competição), 14 no Paulista e um em amistoso contra a Ferroviária.
Convocado por Mano Menezes, o jogador estreou pela seleção brasileira fazendo um gol na vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos, em 10 de agosto.
No segundo semestre, após uma discussão com Neymar e uma polêmica que durou alguns dias, o técnico Dorival Júnior foi demitido e o time passou a ser comandado pelo interino Marcelo Martelotte até o final do Brasileirão. Em 2011, o Peixe será comandado por Adilson Batista, ex-Cruzeiro e Corinthians.


Timão termina ano do centenário sem título

Motivado pelo centenário completado em 2010, o Corinthians de Ronaldo começou o ano pensando na Libertadores, competição à qual dedicou todas as energias. Mas, em 5 de maio, apesar de vencer por 2 a 1 o então campeão brasileiro Flamengo pelas oitavas-de-final no Pacaembu, o Timão foi eliminado pelo Rubro-negro, que ganhara o jogo no Rio por 1 a 0 e se beneficiou por ter feito um gol a mais fora de casa.
Em 24 de julho, o Timão perdeu o técnico Mano Menezes, escolhido para substituir Dunga na seleção brasileira. Para seu lugar, o clube trouxe Adilson Batista, que, após 17 jogos e uma campanha irregular, foi demitido.
No Campeonato Brasileiro, o Alvinegro lutou pelo título com Fluminense e Cruzeiro até a última rodada. Mas o tropeço diante do Vitória no Barradão, pela 36ª rodada, jogo que ficou no 1 a 1, acabou custando o sonhado título para coroar o centenário.
Embora tenha terminado 2010 sem nenhum título, o Alvinegro ao menos garantiu uma vaga à pré-Libertadores de 2011 Como ficou em terceiro lugar no Brasileirão, o Timão não entra direto na fase de grupos. Disputará a repescagem contra o também terceiro classificado no campeonato colombiano, ainda não definido.
A primeira partida será em 26 de janeiro, no Pacaembu, e a decisão da vaga será na Colômbia, em 2 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news