sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
No Caminho Errado...
O São Paulo que sempre se disse um clube diferenciado em sua forma de gestão, não esta fazendo jus a este auto-titulo.
Ontem à noite em uma reunião, Juvenal Juvêncio, atual presidente do São Paulo oficializou a sua candidatura a reeleição no cargo de Presidente do clube, ferindo mais a ética do que o próprio estatuto do clube.
Enquanto os outros clubes estão abolindo as gestões eternas e hereditárias, com Presidentes eternos como Mustafá, Eurico e Dualib. O São Paulo que sempre primou por ser um clube de gestão diferenciada, onde havia troca no poder e etc., vem na contramão daquilo que julga – ou julgava – ser o melhor modelo de gestão.
Na verdade esta manobra vinha sendo planejada desde o ano passado.
O estatuto do SPFC, proíbe que um que um presidente fique por mais de dois mandatos seguidos no cargo
Durante a primeira gestão do JJ, o conselho votou pelo aumento do período de gestão de dois para três anos. Após cumprir o dois anos da primeira gestão, JJ foi reeleito pra ficar mais três anos.
Carlos Miguel Aidar, que já foi Presidente do SPFC e é um renomado e experiente Advogado, enxergou que esta mudança estabelece uma nova regra para a contagem de mandatos.
Ou seja, isso permitira ao JJ se reeleger a Presidente do SPFC, haja vista que o atual mandato dele, seria o primeiro sobre as novas regras do estatuto.
Do ponto de vista jurídico, é difícil dizer se isso é valido ou não, afinal a lei permite interpretações. Mas já do ponto de vista ético e moral, em minha opinião, esta manobra é errada e só me faz enxergar que a atual Diretoria Tricolor esta fora dos prumos.
É fato que hoje não exista uma oposição de peso dentro dos corredores do clube e nem que a atual administração seja péssima, ao contrario, nas mãos do JJ o clube passou por um de seus períodos mais vitoriosos no aspecto futebol, isso sem falar no crescimento patrimonial do clube e da marca; sem falar do CT Laudo Natel em Cotia e todas estas outras coisas que nem todo mundo enxerga dentro de um “time de futebol”.
Ou seja, a mudança de gestão pode ate não ser uma boa, devido à ótima administração do grupo Participação, do qual faz parte o atual mandatário vem fazendo ao clube. Porém, do ponto de vista moral e ético, fica uma imagem de que o SPFC esta indo no caminho contrário daquilo que sempre fez que era bater no peito e dizer que:
- “Aqui no SPFC as coisas são diferentes.”
E pelo jeito continuam ou estão sendo mesmo. Pois, enquanto os outros grandes clubes fazem contratações de peso; enxergam o poder do marketing para se formar bons elencos; administram seus clubes sempre visando o crescimento – coisa que o SPFC fez lá atrás e que mostrou resultado nos últimos anos – o SPFC começa a agir da forma que estes clubes faziam antigamente.
Infelizmente, teremos que aguardar até abril, quando ocorreram a eleições para constatarmos se será sacramentada a “pisoteada” do estatuo do SPFC ou não.
Vai SÃO PAULOOOOO.
Diogo Elias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário