19 de janeiro de 2011. Bragantino 1 x 1 Corinthians. Campeonato Paulista:
Segundo jogo do Corinthians no Paulista 2011, contra o Bragantino fora de casa, apesar da maioria dos torcedores estarem lá para torcer pelo Timão.
Tite mandou para o jogo um Corinthians muito semelhante ao jogo de estréia no campeonato, e começa a dar mostras que mesmo com variações nos nomes, a formação da equipe deve ser essa, 4-3-1-2, com:
Julio Cesar,
Moacir, Leandro Castan, Chicão, e Roberto Carlos;
Paulinho, Ralf, Jucilei;
Bruno Cesar,
Dentinho e Jorge Henrique.
Apesar de semelhante uma mudança importante no Corinthians é que no lugar Ronaldo entrou Jorge Henrique, com isso o time deveria se armar sem uma referencia no ataque. Até ai sem muitos problemas, se bem armado o time poderia funcionar, mas não aconteceu. Jogando sem um camisa 9 tradicional, o ataque do Timão deveria ter como arma muita movimentação e alternância de posições, como também que Bruno Cesar encostasse ainda mais no ataque, avançando pelo meio, espaço aberto com a ausência de um centro avante, isso não aconteceu.
Até os 15 minutos da primeira etapa o time do Parque São Jorge começava melhor e impunha certa pressão, a partir daí o Bragantino igualou o jogo, um pouco na base da pancada. E boa parte dessas faltas tinha como alvo certo o aniversariante Dentinho, que reagiu muito mal a essa cansada e se mostrava cada vez mais irritadiço em campo, e claramente desconcentrado. Então aos 16 minutos o meio de campo corinthiano perde a bola, que é enfiada nas costas de Roberto Carlos, o lateral do Bragantino cruza e Chicão marca contra, 1 x 0. E assim seguiu a primeira etapa, até que em cruzamento de Moacir, Jorge Henrique marca. O gol não foi reflexo de melhor de produção da equipe, que continuava mal. No segundo tempo o Corinthians não melhorou e ainda deu tempo para Tite fazer mudanças que não surtiram efeito algum no time, com Edno no lugar de Jorge Henrique e Danilo por Bruno Cesar.
Esse empate com péssima atuação do time se deu principalmente pelo posicionamento de Jucilei e Paulinho. Esse dois segundo volantes estavam, tanto no ataque como na defesa, a alguns metros do posicionamento ideal. No ataque, e principalmente na transição ao ataque, os dois se mandavam para frente, ficando a cargo de levar a bola à frente dos zagueiros ou mesmo de Ralf, volante que tem como maior característica a marcação, assim a bola chegava ou por ligação direta ou sem qualidade ao ataque. Isso porque a formação do time sem um centro avante fixo necessita que Bruno Cesar encoste ainda mais ao ataque, ainda mais que o camisa 10 não tem costume de voltar para armar as jogadas de trás, e sim receber passes de costas para o gol e próximo da área. Na defesa o posicionamento também me pareceu equivocado, já que os dois volantes deveriam dar o primeiro combate nas laterais do campo, deixando os laterais e Ralf na sobra, isso não aconteceu ou quando se fez foi com muito atraso, assim as bolas nas costas da lateral aconteceram diversas vezes. Se houveram falhas no posicionamento existem algumas possibilidades como a orientação errada da comissão técnica, falha individual do jogador, confusão normal no entendimento de um esquema tático diferente ,ou ainda condição física ruim pelo começo da temporada. Em qualquer uma das Tite deve agir sobre o motivo e resolver.
E sabemos, a bola castiga, com tantos erros se construiu um empate desnecessário, contra um time que se não era tão frágil, deveria ser batido.
Felipe Xavier Pelin é corinthiano e gosta desse negócio chamado Futebol.
Seu Twitter é @felipexpelin
Time nota 7, técnico nota 5.
ResponderExcluirBruno melhorou em relação ao último jogo.
Moacir já conseguiu cruzar uma bola.
JH entrou bem, correu mais que o Dentinho correu nos dois jogos.
Paulinho só marcou.
Jucilei ainda está muito preso.
Chicão canelou, total infelicidade, tem crédito.
Castán quase não apareceu, isso é bom.
Dentinho ficou devendo, seu comportamento infantil me preocupa na pré-libertadores.
Tite, foi mal, hoje poderia ter testado outros jogadores e não Edno e Danilo novamente.
Jorge Henrique fora de forma, até aí normal.
ResponderExcluirDentinho de assemelhando à bixa do neymar, o que é bastante preocupante.
Chicão irreconhecível.
Tite considerando um bom resultado o empate com o fraquíssimo bragantino, dado a postura do time em campo principalmente no segundo tempo.
Jucilei parece que perdeu a garra.
E por incrível que pareça o destaque foi moacir que errou pouco hoje.
Estou preocupado para essa libertadores.
Abss
Ulysses
Como resultado não foi uma catástrofe considerando que se classificam 8... O problema foi o futebol apresentado. Pra mim o Moacir continua sendo o mesmo leproso de sempre! Mesmo tendo cruzado a bola do gol, quase entregou no final!
ResponderExcluirCom tudo isso, voltamos ao problema de falta de elenco!