16 de janeiro de 2011. Corinthians 2 x 0 Portuguesa. Campeonato Paulista.
Hoje no Pacaembu o Corinthians estreou na temporada e no Campeonato Paulista contra a Portuguesa. O time que Tite mandou a campo não foi o que achei que seria, registrado em post anterior, e que diziam os sites de noticias. A formação foi um 4-3-1-2, com:
Moacir, Chicão, Leandro Castán, Roberto Carlos;
Paulinho, Ralf, Jucilei;
Bruno Cesar;
Dentinho e Ronaldo.
Essa formação pode parecer defensiva, mas conforme se coloca a movimentação, principalmente dos volantes aproximando do ataque será uma alternativa viável na armação da equipe, muto pela falta de atacantes de qualidade.
O jogo começou em ritmo bom e com o Corinthians tomando conta das ações, e logo aos 11 minutos em rara inversão de lado dos volantes, já que Jucilei caia pela esquerda e Paulinho pela direita, Roberto Carlos enfiou linda bola para Bruno Cesar, que ajeitou para Paulinho concluir bem, belo gol. E depois aos 19 minutos Roberto Carlos cobrou escanteio com esperteza e habilidade para fazer um gol olímpico, que determinou o placar final, 2 x 0.
A partir do segundo gol, o Timão diminuiu o ritmo a quase zero, e assim caminhamos até o fim da partida, dando a opção de ataque para a Portuguesa, que nada vez e foi preza fácil.
Mesmo fazendo um bom resultado e levando em conta que a mobilidade do time como um todo foi longe do ideal, é preciso observar que na transição da defesa para o ataque o Time do Povo não foi bem, já que Jucilei não fez sua melhor partida e dele se espera essa função, e que Bruno Cesar não tem como arma principal voltar à defesa para armar o time, Bruno que deu a assistência precisa para o gol de Paulinho bem mais próximo do ataque, onde prefere jogar, mas não participou de forma efetiva do todo o jogo. No ataque Dentinho se movimentou bem dos dois lados, preferindo à esquerda, e compôs bem a defesa. Já Ronaldo pouco fez, e esboçou movimentação interessante ao voltar mais para o meio de campo mudando de posição com Bruno Cesar, para este se aproximar da área.
Na movimentação defensiva tiveram erros, já que na maioria do tempo o time ofereceu o ataque à Lusa, porém demos a eles nossa intermediaria, deixando que chegassem muito perto da área sem que os volantes dessem combate, principalmente Jucilei pela esquerda. Mas Ralf foi muito bem à frente da zaga, dando combate e cobertura dos dois lados da defesa.
Como o titulo disse: Estréia boa, e ponto. De péssimo mesmo só a entrada dos que estavam no banco, mas prefiro só me preocupar muito e não aprofundar o assunto. Com ótimo placar e bom jogo avançamos para o restante do Campeonato Paulista e da temporada.
Felipe Xavier Pelin é corinthiano e gosta desse negócio chamado Futebol.
Seu Twitter é @felipexpelin
concordo com tudo que foi dito
ResponderExcluirprecisamos melhorar o elenco urgentemente...
abraçossss
Mixi
Verdade... O Corinthians jogou pro gasto! Fez o mínimo necessário pra ganhar de um time fraco!
ResponderExcluirO que preocupa é o elenco... Vc disse bem, não temos banco!
Em todo caso esse foi só o primeiro jogo! O time ainda vai pegar ritmo de jogo
“Louco por ti Corinthians”
PS. E o pior é que não dá nem pra contar muito com o time da base... Salvo o Elias que joga muito e mais uns dois ou três que podem ser testados, o resto é lixo! Ridículo o jogo de ontem em Barueri!
ResponderExcluirO Corinthians jogou para o gasto e até por isso não forçou no 2º tempo. Ronaldo está mais gordo e com menos mobilidade.Não serve para ser capitão, acho que o Tite vai rever essa posição e passar p/ Chicão ou RC. Moacir não serve nem pra reserva, era um jogo p/ ele pelo menos passar sem ser notado, mas não foi o que aconteceu, errou passes de menos de 1 metro e muitas vezes se mostrou desligado no jogo. Castán entrou bem, acho que vai entrosar com o Chicão.Ralf muito bem na marcação com Paulinho, esse chegando a frente como fazia o Elias e mesmo não sendo tão bom tecnicamente como o ex-camisa 7, acho que segura a posição. Vai depender também do peruano Ramirez, que atua nessa posição.
ResponderExcluirBruno César me preocupa, só joga com a bola no pé, e mesmo tendo participado do 1º gol, não é nem de longe o camisa 10 que precisamos, articula muito pouco e também não ajuda na marcação.Eu o tiraria para colocar o JH.
Morais como sempre, entrou mal.Muito fraco fisica e tecnicamente. Edno, pra mim, entrou bem melhor que ele, participou de jogadas e se movimentou bastante, espero que tenha acordado de uma vez por todas. Danilo, a mesma lerdeza de sempre.Espero que Éverton Ribeiro possa "substituí-lo" no banco.