domingo, 13 de fevereiro de 2011

É isso Fiel, o Corinthians mudou... ou voltou?


13 de fevereiro de 2011. Paulista 0 x 0 Corinthians. Campeonato Paulista:

Hoje mais um confronto pelo Campeonato Paulista, em Jundiaí. Corinthians enfrentou o Paulista, e sobre o jogo nada de muito diferente.

Tite mandou o Timão para o campo, com:

Julio Cesar,

Alessandro, Chicão, Leandro Castan, Marcelo Oliveira;

Jucilei, Ralf;

Danilo, Ramirez, Jorge Henrique;

Liedson.

O placar não refletiu o que foi a partida, que teve muitas oportunidades para os dois lados, principalmente para o Corinthians no fim do jogo. Que poderia ter saído com a vitória.

Mais importante que pude observar é um aspecto tático. Em primeiro lugar entendo que o sistema de jogo de um time deve ser baseado nas características que possuem os jogadores do elenco. E ai é que considero o maior erro de nosso treinador. Se a caracterização de jogador por jogador é o que vai gerar a compreensão de como o time deve jogar, não posso acreditar que Tite acha mesmo que o Danilo deve estar aberto pela direita no meio de campo, já que nessa posição ele deve voltar para ajudar a marcação do lateral adversário, assim como encostar no ataque. E Danilo é lento demais! Posicionado pela direita, ao lado de Jucilei, que não é dos jogadores mais rápidos da equipe, a coisa se complica ainda mais. Também não entendo como Tite acha que o nosso Jorge Henrique deve jogar no meio de campo, esse guerreiro sempre foi muito importante ajudando a marcação e encostando no ataque, e mata o futebol dele com a responsabilidade de armar o time.

Por isso digo que o “professor” Tite deve rever suas caracterizações sobre o elenco, e alterar a maneira de jogar. Levando em conta também que Morais e Willian têm entrado bem no time. E ainda que Liedson da outra dinâmica, obviamente, ao ataque corinthiano.

Mas, o mais importante que vejo é que o Corinthians esta mudando de sua recente imagem. Roberto Carlos foi embora, Ronaldo deve parar em breve, porque aposentado já esta, ou seja, as “grandes estrelas” foram embora. Fomos eliminados, mais uma vez, da Libertadores e só disputaremos o Campeonato Paulista. Em email de um grande corinthiano amigo meu esses dias me disse: “Vamos nos conformar, agora é o Paulista, vamos pro estádio”, e nesse email ele dava uma “chamada” em outros grandes amigos e corinthianos. Com isso tudo vejo que parece que o nosso Coringão esta voltando ao normal. Chega de badalação! Tomara que com isso baixem os preços dos ingressos e o torcedor fiel mais característico volte ao estádio. Chega de badalação!

E se querem saber acho ótimo isso tudo! E espero que os jogadores e dirigentes entendam esse novo momento, e que os que entram em campo joguem com raça e dedicação, e os que estão fora de campo entendam que a entidade Corinthians é maior que tudo isso, e que valorizem a nossa verdadeira imagem, do Time do Povo, do Maloqueiro e Sofredor.

Felipe Xavier Pelin é corinthiano e gosta desse negócio chamado Futebol.

Seu Twitter é @felipexpelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll

About

Blogger news